Piracicaba

.: 1º Plante Vida do ano acontece no próximo sábado (01/02)

Data: 30/01/2020

Autor: Sonia Leite

A Secretaria Municipal de Defesa do meio Ambiente (Sedema), através do Núcleo de Educação Ambiental – Nea, promove neste sábado (01/02), a partir das 09h, a 40ª edição do Plante Vida. O primeiro evento deste ano acontece no Bairro Agua Seca, na área verde em frente ao Colégio CLQ - esquina da Rua Hide Maluf com Rua Amsterdan.

O plantio contará com a participação do Prefeito Barjas Negri, do Secretário do Meio Ambiente, José Otavio Menten, representantes dos hospitais parceiros, além das famílias dos recém nascidos que aderiram ao programa e optaram por plantar em área verde.

Entre as espécies de árvores escolhidas para o plantio desse Plante Vida estão: embiruçu, guaiuvira, canela amarela, jequitibá, araribá e magnólia branca entre outras.

Lançado em 2007 com o objetivo de fortalecer o programa de arborização do município, o Plante Vida foi criado em parceria com as maternidades dos hospitais Fornecedores de Cana, Santa Casa e Unimed. A ideia é que, para cada criança nascida na cidade, se plante uma nova árvore. No município nascem, em média, 15 crianças por dia, distribuídas pelas três maternidades, totalizando em média 5.500 crianças por ano. O programa já plantou mais de 50 mil árvores.

O Plante Vida – Plante Vida nasceu como uma forma de conscientizar a população sobre os benefícios da arborização urbana: embeleza a cidade, fornece sombra, aumenta a umidade do ar, refresca a temperatura da cidade, combate enchentes, oferece alimento e abrigo aos animais, reduz estresse, reduz a poluição sonora, diminui o efeito estufa, ameniza a erosão, dentre outros.

Com adesão de quase 100 %, os pais preenchem os cadastros nas maternidades e posteriormente são encaminhados ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema e inseridos no banco de dados. A equipe do NEA faz o contato com a família. Existem três formas de os pais participarem do Plante Vida:

- plantio em calçada: a equipe da Sedema executa todo o processo do plantio, sendo de responsabilidade dos pais a manutenção da muda;

- plantio em área particular, quintal ou chácara: a Sedema doa a muda para ser plantada pelos pais;

- plantio em área verde: o plantio é comunitário; a Sedema define uma área verde e agenda o plantio com os pais.

Os pais que participam recebem um cartão comemorativo e também um Guia de Arborização com as instruções de como plantar uma muda.


 

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





5 + 4

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





5 + 4

Plano diretor Racismo é Crime Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Edital FAC 2020 - Música e Artes Cênicas
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet