Piracicaba

.: 100% dos Agentes Comunitários de Saúde já trabalham com tablets

Data: 19/02/2020

Autor: Romualdo Cruz Filho/Foto: Divulgação

O setor de informática da Secretaria de Saúde encerrou esta semana a entrega de tablets para todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), das 51 Unidades de Saúde da Família (USFs) da Rede de Atenção Básica. São 249 profissionais que agora trabalham com a plataforma virtual nas visitas domiciliares, seja para cadastramento de usuários nessa fase de reterritorialização (http://www.piracicaba.sp.gov.br/reterritorializacao+das+usfs+atende+exigencias+do+ministerio+da+saude+para+liberacao+de+recursos+financeiros+ao+sus.aspx), seja para a coleta de informações de saúde nas visitas periódicas dos pacientes acompanhados pelos ACSs.

O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, disse que a rede ganha em agilidade e eficiência com o suporte tecnológico, uma vez que os tabletes estão integrados aos prontuários eletrônico dos pacientes. “Os dados coletados em campo pelos ACSs são rapidamente lançados na Olostech, que é a plataforma virtual principal, onde estão todos os prontuários, e por intermédio da qual as informações registradas sobre a saúde de cada paciente podem ser acessadas pelos médicos de qualquer unidade de saúde, de atenção primária e de urgência e emergência. Com isso, evita-se a perda de dados e otimizam-se as consultas”, explicou.

Antes, as informações básicas sobre a saúde dos integrante das famílias visitadas eram registradas manualmente, em formulários de papel, e depois digitadas na base de dados do Olostech, o que incorria em desperdício de tempo, perdas de informações e retrabalho. Com os tablets, os dados são retransmitidos automaticamente por Wi-fi, sem desperdício de qualquer natureza e com segurança.

“Assim, a integração de plataformas de dados vai transformando a rede de informações em um sistema inteligente. Um avanço que beneficia toda a população, porque qualifica o atendimento, onde quer que o paciente esteja sendo atendido, devido ao acesso fácil aos prontuários. Um exame de sangue solicitado por um médico de UPA, por exemplo, pode ser acessado pelo clínico da Atenção Básica, sem ter que pedir novamente o exame”, observou Pedro Mello.

No total, foram adquiridos 300 tablets, com recursos da Universidade Anhembi Morumbi, resultantes da parceria firmada entre a instituição de ensino e a prefeitura para a instalação do cursos superiores na área de saúde em Piracicaba.

Rede municipal de saúde ganha em agilidade e eficiência com o suporte tecnológico

 

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





7 - 0

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





7 - 0

Plano diretor Racismo é Crime Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Edital FAC 2020 - Música e Artes Cênicas
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet