Piracicaba

.: 16º Salãozinho terá 237 trabalhos em exposição

Data: 04/07/2018

Autor: Flavia Silva Perez

Em ano de Copa do Mundo, a arte reproduz a torcida pelos campeões do futebol. Com caricaturas de Neymar, Cristiano Ronaldo, Messi e até Ronaldo, ex-jogador, o 16º Salãozinho de Humor de Piracicaba terá nesta edição, uma exposição formada por charges, cartuns, esculturas, tiras e histórias em quadrinhos que exaltam jogadores, mas também refletem a política brasileira, a greve dos caminhoneiros e outros temas. Serão 237 trabalhos entre desenhos e esculturas, expostos a partir do dia 25 de agosto, no Engenho Central.

O júri formado pelos artistas e arte-educadores, Willian Hussar e Odair Demarch analisou 4.774 trabalhos enviados por estudantes de 07 a 14 anos, de escolas municipais, estaduais e particulares, das cidades de Piracicaba, Santa Bárbara D'Oeste, Saltinho, Capivari, Rio das Pedras, Americana, Mogi Mirim, Mogi-Guaçu, Charqueada e São Pedro. Os premiados também foram escolhidos e serão anunciados nas próximas semanas.

Segundo os jurados, a análise foi realizada de acordo com a faixa etária dos estudantes. “Procuramos ter um olhar responsável em respeito à idade dos participantes. Foi possível identificar os traços individuais e a reflexão infantil sobre os problemas sociais e políticos do país, além da devoção pelo futebol”, analisou Odair Demarchi.

Para Willian Hussar, jurado pela segunda vez do Salãozinho, o maior desafio é identificar o domínio de cada um. “Cada traço demonstra desenvoltura e criatividade dos participantes”, explicou.

“O Salãozinho foi criado para despertar o lado cômico, estimulando a criatividade e o senso crítico do estudante entre 07 e 14 anos de idade. O número de inscrições é prova de que o salão, além de credibilidade, tem provado a sua qualidade”, ressaltou a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

“Percebemos que muitos desenhos e esculturas são resultados de técnicas que os professores aprenderam nas oficinas do Humor na Sala de Aula e levaram para os estudantes. Isso demonstra que o Salãozinho tem seguido com o seu objetivo, de ser ferramenta de conhecimento e mediação entre a arte e a educação”, afirmou Erasmo Spadotto, diretor do Cedhu.

O Salão e o Salãozinho são realizados pela Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Centro Nacional de Documentação do Humor Gráfico (Cedhu) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Diretoria Regional de Ensino e Instituto Arcor Brasil.

Serviço - 16º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Abertura dia 25 de agosto, no Engenho Central. Informações: (19) 3403-2620 e 3403-2623.

 

 

Fonte: SemacTur

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





10 - 0

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





10 - 0

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2018 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet