Piracicaba

.: 22º Passeio de Barcos no rio Piracicaba acontece sábado, 02/2

Data: 31/01/2019

Autor: Flavia Silva Perez

Passeio de Barco em 2018

O tradicional Passeio de Barcos de Piracicaba será realizado no próximo sábado, 02/2, com saída marcada para às 9h30, do Largo dos Pescadores, na Rua do Porto. A iniciativa que conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) tem proposta ambiental e social. O evento terá um trajeto de cerca de 90 km pelo rio Piracicaba até a chegada em Santa Maria da Serra. A expectativa é a participação de aproximadamente 250 barcos.

Idealizado no fim da década de 90 pelo engenheiro agrônomo Benedito Augusto de Moura, falecido em 2014, e pelo professor Persão Magossi, o Passeio de Barcos surgiu para ser uma “expedição” de navegadores e apaixonados pelo rio Piracicaba, com a finalidade de despertar a atenção às belezas naturais e aos problemas ambientais que afetam o manancial.

Segundo Lucas Moura, filho de um dos idealizadores e atualmente coordenador e presidente da comissão organizadora do evento, em 2001 a proposta foi ampliada com a introdução da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. “Essa iniciativa gerou, além de uma procissão em homenagem à santa protetora, a demonstração de fé de pessoas que ao longo do percurso, exibem nos ranchos próximos ao rio, imagens adornadas com flores e enfeites”, comenta.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, o passeio revela os encantos das riquezas naturais do rio Piracicaba. “O rio além de ser um dos principais cartões postais da cidade e atrair milhares de pessoas ao longo do ano, é fonte de inspiração para muitos”.

O evento tem o apoio das Prefeituras Municipais de Piracicaba e Santa Maria da Serra, empresas da região, Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e Marinha do Brasil.

Proposta ambiental e social – Todos os anos acontece o repovoamento do rio Piracicaba, com a soltura de peixes naturais das águas do Piracicaba. Este ano, a soltura de 60 mil será realizada após o evento. O enfoque social surgiu em 2016, quando o passeio passou a arrecadar alimentos para entidades sociais da cidade. Neste ano o Lar Betel receberá as doações.

Serviço - 22ª Passeio de Barcos de Piracicaba. Dia 01/2, Missa em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes, na capela Nossa Senhora Aparecida (Rua Prudente de Moraes, 120). Dia 02/2, às 8h, benção aos navegantes e às 9h30, saída dos barcos na rampa do Largo dos Pescadores. Informações: www.passeiodebarcos.com.br ou https://passeiodebarcos.wordpress.com/sobre/

Programação:

Dia 01/2 - Missa em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes

Horário: 19h30

Local: Capela Nossa Senhora Aparecia (Rua Prudente de Moraes, 120)

 

Dia 02/2

Benção aos navegantes

Horário: 8h às 9h

Saída dos barcos

Horário: 9h30

Local: Rampa do Largo dos Pescadores

 

 

Fonte: SemacTur

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





4 + 4

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





4 + 4

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Vamos de Van
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2019 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet