Piracicaba

.: 5ª edição da Megacampanha Campanha do Agasalho tem início hoje

Data: 15/05/2017

Autor: Texto: Adriana Ferezim Fotos: Del Rodrigues

Sabe aquela blusa que está esquecida nos guarda-roupas e que não é usada há pelo menos um ano? Ela pode ajudar uma pessoa que precisa e que passa por dificuldades quando o clima mais frio chega nesta época do ano. Aquecer os corações necessitados é o objetivo da Megacampanha Campanha do Agasalho, que chega à sua 5ª edição, promovida pela Gazeta, Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), Rádio Onda Livre FM e com apoio de diversos parceiros, que acontece de 15 de maio a 30 de junho.

A cidade se mobiliza nessa ação solidária, que tem como mascote o Nhô Quentinho, o coração aquecido com cachecol e gorro, simbolizando a doação das roupas. Empresas, escolas, igrejas, comércios, entidades, bancos, indústrias e uma série de estabelecimentos se tornam pontos de arrecadação de roupas,calçados, cobertores para adultos e crianças.

A presidente do Fussp, Sandra Regina Bonsi Negri acredita que os piracicabanos mais uma vez vão apoiar a iniciativa, que beneficia muitas famílias necessitadas. "Principalmente as crianças precisam muito de roupas para se protegerem no Inverno. A população sempre apoiou a campanha, a cada ano a qualidade das peças está melhor. Porque é importante que sejam doadas peças limpas e em bom estado, para ter  condição de continuar sendo usadas", comentou.

Sandra Negri, presidente do Fussp, segura o cartaz com o mascote Nhô Quentinho

Ela ressalta ainda que são bem-vindas doações de cobertores e edredons. "Tudo o que for essencial para proteger as pessoas no frio pode ser doado. Mesmo nesse período de crise, a gente tem sempre condição de ajudar o próximo. Acredito que ninguém consegue ficar tranquilo sabendo que alguém está passando frio", afirmou.

Para ela, a promoção da campanha também é uma oportunidade para os pais e familiares ensinarem os filhos, todas as crianças sobre solidariedade, sobre a importância de ajudar o próximo. "Deixamos muitas coisas guardadas que poderiam ser úteis para outros. Com essa ação, incentivamos os pequenos a serem atenciosos com os outros. Mostramos para eles como é importante doar o que não nos serve mais. Eles podem, inclusive, separar as próprias roupas que não usam mais, as mochilas que podem ser usadas por outras crianças para irem à escola", disse.

DISTRIBUIÇÃO - A Megacampanha do Agasalho terá duração de 45 dias. As caixas para a coleta das peças doadas começam a ser distribuídas na terça-feira (16), pela Gazeta. Elas foram doadas ao Fussp pela empresa Klabin. Sandra ressaltou que o Fundo Social irá manter o sistema distribuição e de atendimento às famílias necessitadas, que buscam doações.

Todas são encaminhadas ao órgão pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos bairros, coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). "Dessa forma, as roupas são doadas para quem realmente precisa delas, porque as assistentes sociais já passam o perfil da família, com as peças que os adultos e as crianças precisam e as roupas são separadas pelos funcionários do Fussp, na Central de Voluntários. "Todos os anos pessoas das igrejas nos ajudam a fazer a triagem das peças, separando entre as peças para adultos, masculino e feminino e também crianças. Esse sistema facilita a entrega das roupas", comentou. As doações também são encaminhadas às entidades assistenciais que entram em contato com o Fundo Social de Solidariedade.

PONTOS DE COLETA - A 5ª Megacampanha do Agasalho começa com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), ArcelorMittal, Klabin, Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), Clube de Campo de Piracicaba (CCP), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), clube Cristóvão Colombo, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), Oji Papéis Especiais, Rede Drogal, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Metal Mecânica de Piracicaba e região, Shopping Piracicaba e Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

O objetivo da megacampanha é contar com o apoio dessas instituições e outras, para oferecer pontos de coleta que possam facilitar as doações. Nas últimas edições, mais de 100 estabelecimentos se tornaram postos de arrecadação, o que deverá ocorrer também ao longo dessa campanha. Todos estarão identificados pelo cartaz da megacampanha, que foi apresentado, ontem, por Sandra. "Doar um agasalho é saber que alguém  estará protegido do frio e isso aquece o coração de quem doa e também de quem recebe essa ajuda tão importante", afirmou.

 

Fonte: Gazeta de Piracicaba

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





10 + 1

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





10 + 1

Logo comemorativo Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet