Piracicaba

.: 6ª Megacampanha do Agasalho já começa a arrecadar

Data: 09/04/2018

Autor: Texto: Adriana Ferezim Foto: Antonio Trivelin

A 6ª Megacampanha do Agasalho começou e, com o Nhô Quentinho, tem como objetivo tocar os corações dos piracicabanos para doar roupas, calçados e cobertores para crianças, jovens, adultos e idosos passarem com mais tranquilidade os dias mais frios que devem começar em maio. Por esse motivo, a Gazeta de Piracicaba, a Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), e a Rádio Onda Livre FM 105.3 lançaram essa ação.

"Queremos já estar distribuindo as peças quando a temperatura começar a cair. É uma forma de prevenir que as pessoas sofram nessa época do ano. Já estão ocorrendo, nesse início de abril, noites mais frias. Conseguimos atender essa demanda inicial com uma reserva que ainda temos na Central de Projetos. Mas, para o aumento de pedidos que vem com a proximidade do inverno, precisamos contar com a doação das pessoas que contribuem com a megacampanha", afirmou Sandra Negri, presidente do Fussp.

Sandra afirmou que no ano passado foram doadas quase 42 mil peças e a expectativa é contar com essa média de doação, que tem sido suficiente para entregar às famílias encaminhadas ao Fussp pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). "Os Cras encaminham as pessoas já com a descrição de toda a família (adultos e crianças) e as peças já são separadas de acordo com as características e faixa etária. Elas já verificam o que serve e levam o que vão usar".

A qualidade das peças doadas também é outra característica dessa megacampanha. Sandra ressaltou que poucas coisas são descartadas. "As pessoas se conscientizaram que devem doar o que tem condições de uso para o outro. E muitas peças chegam muito limpas e perfumadas, realmente prontas para aquecer outro coração. Poucas precisam realmente ser descartadas pela equipe que faz a triagem na Central de Projetos", disse.

Sempre a maior quantidade de pedidos de peças que são feitos ao Fussp é de roupas infantis. "Há muita procura e temos registrado, a cada ano, aumento de doações de roupas de crianças para atender às famílias e também às instituições", afirmou.

A presidente do Fussp afirmou que o órgão também recebe muitos pedidos de cobertores. "Temos grupos de funcionários de empresas que se unem e doam cobertores. Parte deles é distribuída aos moradores de rua e entidades".

Peças comuns, sem serem de inverno, também são bem-vindas, conforme Sandra. "As pessoas buscam roupas do dia a dia também porque não têm condições de comprar. Então, toda doação é bem-vinda. E é um momento que os pais podem orientar os filhos sobre a importância da solidariedade, quando, juntos, separam as peças que não usam mais, mas que fazem muita diferença na vida de quem não tem condições de adquirir peças novas", comentou.

PARCEIROS - Para o êxito dessa 6ª Megacampanha do Agasalho, Gazeta, Fussp e a Rádio Onda Livre contam com parceiros que se transformam em postos de arrecadação, dando opção em diversos bairros da cidade para os piracicabanos fazerem a sua doação. Essas empresas e instituições também mobilizam os seus colaboradores a doarem.

Fazem parte da rede de apoio da megacampanha a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), ArcelorMittal, Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), Clube de Campo de Piracicaba, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Clube Cristóvão Colombo, Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), Klabin, empresa que sede as caixas para a coleta dos agasalhos, Tiro de Guerra 02-028 do Exército Brasileiro, Rede Drogal, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Piracicaba (Simespi), Shopping Piracicaba e Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Instituições interessadas em ser um posto de coleta de agasalhos, calçados e cobertores podem solicitar, a partir desta segunda-feira (9), uma caixa e o cartaz da megacampanha pelo e-mail: christiano@gazetadepiracicaba.com.br.

Fonte: Gazeta de Piracicaba

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





7 + 5

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





7 + 5

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2018 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet