Piracicaba

.: A partir de demandas da população, Prefeitura amplia frota do transporte coletivo em mais 12 ônibus

Data: 27/05/2022

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), vai ampliar a frota do transporte coletivo em mais 12 ônibus. São linhas que apresentam aumento na demanda e solicitações da população serão atendidas. Com isso, o município terá 2.800 viagens a mais por mês em horários de pico, entre 5h e 9h e 15h e 19h.

Os novos ônibus serão incluídos na frota de forma gradual a partir da próxima segunda-feira, 30/05, até 27/06. Serão contempladas as linhas 503-Santa Rosa, 1100-Perimentral/TVS-TPI-TPA, 225/222-Jardim Oriente, 430-Parque Piracicaba/TCI, 505-Uninorte, 240-Cecap/TCE/TPI/TCI, 210-Unileste/TCI, 701/702- Jardim Jupiá e 410-Parque Orlanda.

Conforme conta a titular da Semuttran, Jane de Franco Oliveira, as linhas contempladas nesta ampliação foram estudadas pelos técnicos do Departamento de Transportes Públicos, a partir de registros de pedidos da população via SIP-156, pelo aplicativo Bus2 e ofícios. Os técnicos avaliaram o aumento da demanda de usuários e as possibilidades de ampliações de viagens.

"Este é um trabalho constante da equipe, que monitora diariamente a evolução de passageiros das linhas. Sendo assim, outras linhas poderão receber mais ofertas de viagens no decorrer dos meses, caso seja constatada a necessidade", explica Jane. 

De acordo com o contrato emergencial em vigor, estava planejada a entrada de mais dez ônibus na frota. "Porém, a equipe deparou mais outras necessidades, elevando este número para 12 carros", complementa a titular da Semuttran.

O diretor do Departamento de Transportes Públicos, Vanderlei Antonio Quartarolo, informa que com essa ampliação Piracicaba chegará a 165 ônibus no transporte coletivo, além de 10% de frota reserva prevista em contrato, o que totaliza 181 ônibus.

CONTRATO - A Prefeitura está em processo licitatório para contratação da empresa definitiva para o transporte coletivo. Com mais conectividade na frota (wi-fi e entradas USBs) e alguns veículos com ar-condicionado, a nova concessão do transporte coletivo trará ainda outras diversas melhorias aos usuários.

CRONOGRAMA - De acordo com cronograma da Semuttran, a partir de segunda-feira, 30/05, as linhas 503-Santa Rosa e 1100-Perimentral/TVS-TPI-TPA receberão, respectivamente, mais um e dois carros.

Em 06/06, será a vez da linha 225/222-Jardim Oriente receber mais dois ônibus. A partir de 13/06, as linhas 701/702- Jardim Jupiá e 410-Parque Orlanda receberão mais um carro cada uma.

Já em 20/06, as linhas 430-Parque Piracicaba/TCI e 505-Uninorte terão também mais um carro cada uma. E com início em 27/06 a linha 240-Cecap/TCE/TPI/TCI terá mais dois carros e a linha 210-Unileste/TCI terá mais um.

Os novos horários das linhas serão disponibilizados no site da empresa TUPi e nos terminais de ônibus.

ESTACIONAMENTO - Outra ação da Semuttran visando atender a população foi o ajuste das linhas para evitar que muitos ônibus fiquem estacionados nas imediações do TCI (Terminal Central de Integração), da praça Krahenbuhl e nas ruas São João, Santa Cruz, Riachuelo e José P. de Almeida. "Tínhamos cerca de 56 ônibus que precisavam ficar estacionados nesses locais nos intervalos. Mas com os ajustes que fizemos já diminuímos esse número pela metade", afirma Quartarolo.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet