Piracicaba

.: Ação de prevenção ao trabalho infantil reúne famílias no Bosques do Lenheiro

Data: 29/06/2022

Autor: Flávia Silva Perez

Crianças e adolescentes do Case Bosques do Lenheiro durante apresnetação de maculelê

Crianças, adolescentes, adultos e idosos dos serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) participaram na manhã de hoje, 29/06, da Ação de Prevenção ao Trabalho Infantil, na área de lazer do Bosques do Lenheiro. O evento foi realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mário Dedini, em parceria com o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Gerações e Escola Estadual Dom Aniger.

Entre as atividades, o resgate de brincadeiras de infância como roda e pular corda, apresentação de capoeira e maculelê da unidade do Case Bosques do Lenheiro e distribuição de materiais sobre o trabalho infantil.

Entrega de materiais informativos e cataventos - símbolo da luta contra o trabalho infantil

Para a coordenadora do Cras Mário Dedini, Maria Aparecida Bertaia, essa ação possibilitou falar sobre o trabalho infantil a mais pessoas, demonstrando, com as atividades, a importância de crianças e adolescentes viverem a infância.

“Nossos idosos ficaram encantados com as brincadeiras e apresentações realizadas durante o evento. Desde o início do mês, temos abordado em nossos grupos, o trabalho infantil e suas consequências. Essa ação despertou neles a reflexão e entendimento sobre o assunto”, explicou Daiane Pereira da Silva, orientadora social do SCFV-Gerações.

A atividade finalizou a programação de combate ao trabalho infantil realizada durante todo o mês de junho, pelos serviços da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente.

AÇÕES - A Prefeitura, por meio da Smads e parceiros da rede realizaram em vários pontos da cidade, ações voltadas ao combate do trabalho infantil, que incluem rodas de conversa, oficinas e capacitações para os técnicos da rede e público atingido pela violação de direitos. Foram realizadas entrevistas na rádio Educativa FM, ações nas unidades dos Cras, Centros de Atendimento Socioeducativo (Case), entre outros serviços.

A programação contou ainda com a realização do Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil que discutiu o tema O Trabalho Infantil nas Ruas e os Desafios para a sua Erradicação, ministrado pelo sociólogo e cientista político João Jeronymo de Aquino Neto e Alessandra Tavares, cientista social, mestre e doutoranda em antropologia pela USP. O evento aconteceu no Sesc Piracicaba com apresentações culturais do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), exibição de vídeos sobre o tema, rodas de conversa e oficina de Grafite para crianças e adolescentes, com a Casa do Hip Hop.



 

Fonte: Smads

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet