Piracicaba

.: Alayde Ruschel: Da Argila ao Bronze na Pinacoteca Municipal

Data: 05/04/2018

Autor: Flavia Silva Perez

Sensibilidade e delicadeza. Essas são as palavras que definem a singularidade das peças da artista plástica Alayde Ruschel. A exposição Da Argila ao Bronze poderá ser vista de 07 a 28 de abril, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. A abertura será realizada nesta sexta-feira, 06/04, às 20h. Entrada gratuita.

As obras que compõem o acervo foram criadas a partir da argila que, de acordo com Alayde, é a essência de todo o material. “Quando trabalhamos com esse elemento, é possível detectar a vida que há nele”, explicou.

Família - peça em bronze e alumínio

Em meio às peças, a Família – primeiro prêmio na categoria de Escultura na IV Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Roma, Itália em 2002, ganha destaque na exposição. Com a junção de dois tipos de metais, a obra evidencia a relação entre mãe, pai e filho e o momento de partida.

“Cada peça tem o objetivo de refletir sobre o ponto de partida e chegada do ser humano. Uma oportunidade rara de identificar o início de toda criação, suas caracaterísticas e seus anseios”, ressaltou a artista.

Renascer

Entre as obras da mostra destacam-se Senhora das Rosas, Renascer, Mulher, Humanidade, DNA, Engenharia Genética, De mãos dadas para a paz, Rodopio e outras. As esculturas são produzidas com argila e recebem a fundição de bronze e/ou alumínio para a sua finalização.

Alayde Ruschel e a peça Engenharia Genética

A artista

Alayde Puppin Ruschel iniciou sua carreira nas artes, aos 60 anos de idade. Engenheira agrônoma de profissão, trabalhou sempre com argila realizando pesquisas durante 38 anos na área de microbiologia do solo. No início de sua dedicação à arte passou a elaborar obras em terracota passando à esculturas em bronze, alumínio e resina.

Participou do 52º e 54º Salão Paulista de Belas Artes, onde recebeu menção honrosa e medalha de bronze; Salão de Arte Contemporânea de Roma, Itália, onde obteve I e IV prêmio. No Brasil, realizou exposições em São Paulo, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro e no exterior teve mostras em Portugal e na Itália, onde participou do prêmio Primavera em Roma e na Mostra Italia-Brasile, em Palombara Sabina.

É autora do troféu Fundiarte, outorgado anualmente pela Associação Piracicabana de Artes Plásticas. Fundou o Espaço Arte 3 em Caraguatatuba, onde, na época do verão, organiza exposições de artistas jovens e de renome.

SERVIÇO - Exposição Da Argila ao Bronze. Na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. Abertura: 06/04, às 20h. Visitação de 07/04 a 28/04, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 14h às 18h. Informações: 3433-4930.

Fonte: SemacTur

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





8 + 3

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





8 + 3

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2018 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet