Piracicaba

.: Alegria e música marcam aniversário de Centro Dia do Idoso

Data: 12/09/2017

Autor: Texto e fotos: Sabrina Rodrigues Bologna

Muita alegria e música cantada pelos próprios usuários marcaram o aniversário de três anos do Centro Dia do Idoso, serviço mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (Afasmac).

A festa, ocorrida na tarde desta terça-feira (12), teve apresentação do resultado da oficina de música desenvolvida com os cerca de 30 usuários do espaço. Foram cantadas as músicas Água Branca, Nossas Cantigas, Rio de Lágrimas, Tomate é primo do Caqui, É aniversário e Cidade Maravilhosa. Os cantadores foram acompanhados de músicos convidados especialmente para o evento, pela musicista Rafaela Mafaldo, responsável pela oficina que acontece desde agosto, às terças e quintas-feiras. Rafaela explica que trabalhar com a música com este público é estimular a musicalização, a sensibilidade, a movimentação do corpo, a coordenação motora e a interação entre o grupo.

Além da parte musical, também estavam expostos os trabalhos desenvolvidos na oficina de artesanato. A ideia geral era mostrar um pouco do trabalho desenvolvido no serviço para benefício dos atendidos.

Foram prestigiar o evento o prefeito Barjas Negri, que passou pelo local para dar um abraço nos idosos e também na equipe que desenvolve o trabalho; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes e o vereador Ronaldo Moschini.

Eliete lembrou, ao usar a palavra, que o Centro Dia do Idoso de Piracicaba é referência em atendimento e que quando as cidades procuram o governo do Estado para abrirem um serviço similar em seus municípios, são estimulados a conhecer a experiência piracicabana.

Moschini, que é o autor da denominação do Centro, disse que espera voltar outros tantos aniversários para comemorar este serviço exitoso desenvolvido com os idosos.

Os convidados ainda levaram para casa, presentes desenvolvidos pelos próprios idosos durante as oficinas.

CENTRO DIA DO IDOSO - O Centro, que tem capacidade para 30 pessoas, tem uma rotina com atividades físicas, oficinas de arte, de canto, de música, de desenho e de dança. Os atendidos podem chegar no espaço das 7h30 às 8h. Neste horário, o café é servido. Às 9h30 há um lanche, seguido de atividades, que podem ser física ou oficinas. Às 11h30 é servido o almoço, seguido de período de descanso. Às 13h30, eles relaxam e, depois, tomam o lanche da tarde e realizam atividades diversas. Às 16h15 é servida uma sopa e, das 16h30 às 17h30, os idosos começam a voltar para suas casas.

Para frequentar o espaço, os usuários, que devem ter 60 anos ou mais, devem ser encaminhados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) - desenvolvido pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) - desenvolvido pelos CREAS (Centro Especializado de Referência de Assistência Social). Normalmente, os usuários são vulneráveis ou estão em risco social.

O Centro tem como objetivo promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes, proporcionando acolhida, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.

SERVIÇO - O Centro Dia Idoso fica na rua João Tedesco, 1265 - Residencial Água Branca II.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





4 - 3

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





4 - 3

Logo comemorativo Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet