Piracicaba

.: Alunos da EM Antônia Jesuina Camillo Pipa se formam no GCEP

Data: 30/06/2022

Autor: Sabrina Rodrigues Bologna: 31076

Alegria e orgulho marcaram a formatura, na manhã de ontem, 29/06, das 47 crianças de duas salas de quinto ano da Escola Municipal Professora Antônia Jesuina Camillo Pipa, no bairro Santa Rosa, no programa Guarda Civil Educação é Prevenção (GCEP), desenvolvido pelo Pelotão Escolar da Guarda Civil, que ministra aulas em escolas públicas municipais para alunos dos 5º anos do ensino fundamental com temáticas variadas, como o bullying, ciberbulying, drogas e violência doméstica. O evento contou com a presença de pais e da comunidade escolar e a participação da Banda da Guarda Civil. Formandos fizeram uma parceria com a Banda e cantaram o Hino de Piracicaba durante a solenidade.

Crianças durante o juramento de educadores mirins

João Felipe Batista da Silva, filho de Inês e um dos formandos da escola, decidiu que quer ser Guarda Civil após as aulas. Inês relata que o filho sempre chegava contando o que aprendeu durante o programa e se mostrava fascinado pelos membros da corporação.

João, com a mãe, manifesta a vontade de ser Guarda Civil após as aulas do Gcep

Rosélis Silva Santos, diretora da unidade, frisou na sua fala que a semente boa foi plantada e que espera que a colheita condiga com a semeadura. "A semente foi plantada. Não sabemos como será a colheita, mas sabemos que uma boa semente foi plantada e acreditamos que podemos ter uma boa colheita". Sua fala combinou com a da coordenadora da escola, Heloína Severini Leite, que encorajou seus alunos a sempre aproveitarem as oportunidades que o conhecimento proporciona. "Levem tudo de bom que vocês aprenderam para a vida."

Rosélis, diretora escolar, fala sobre a semente do bem plantada

O vereador Gilmar Rotta, presente no evento, enalteceu o trabalho da GCM, salientou a importância deste trabalho em parceria com a Secretaria de Educação e ainda afirmou que a presença da GCM nas escolas pode influenciar as crianças a seguirem a carreira na segurança pública. "Este trabalho também pode incentivar vocês a serem guardas municipais e trabalharem nos protegendo, que é o que a Guarda faz".

Juan Lorenzzo Santos Fernandes, vencedor do 5ºA com as guardas educadoras, a professora e a mãe

Além da entrega dos certificados e a premiação das melhores redações, os formandos fizeram uma apresentação conjunta com a Banda da Guarda Civil, com a banda da corporação tocando e as crianças cantando o Hino de Piracicaba. A Banda, inclusive, para alegria das crianças das salas do Jardim 1 e 2 do ensino infantil, deu uma palhinha ao final da formatura, deixando os alunos eufóricos com a apresentação.

Alyce de Souza Lima, vencedora da melhor redação do 5ºB

GCEP– Criado em 2012, o GCEP é um programa do Pelotão Escolar da Guarda Civil que ministra aulas em escolas públicas municipais para alunos dos 5º anos do ensino fundamental com temáticas variadas, com objetivo de passar informações importantes que colaborem na formação moral e ética dos estudantes. Dentre os temas que são objeto das aulas, durante os quatro meses de encontros semanais, estão o bullying, ciberbulying, drogas, violência doméstica, gravidez na adolescência, abuso sexual, vandalismo, perigos da internet, dicas de segurança, trânsito e maus tratos aos animais. Neste primeiro semestre alunos de cinco escolas municipais, no total de 350 alunos, participaram das aulas.

Alunos recebem certificado de participação do programa

Desde sua criação o programa foi aprimorado, com capacitação das guardas educadoras, que realizaram pós-graduação e cursos envolvendo os temas trabalhados.

Famílias prestigiam a formatura dos 47 estudantes

Foram beneficiadas neste semestre as escolas municipais Professor Carlos Sodero, Professora Antônia Benedita Eugênio, Antônia Jesuina Camillo Pipa, Professor Adolfo Basile e a Professora Vilma Leone Del Pogetto.

Crianças do ensino infantil foram prestigiadas com palhinha ao final da formatura

No próximo semestre serão beneficiadas aproximadamente 400 crianças das seguintes escolas: Escola Municipal Prof. Décio Miglioranza , Prof.ª Tercilia Bernadete Sanches Costa, Geraldo Bernardino, Wilson Guidotti e Professor Santo Granuzzio.

Formandos dançam ao som da banda da Guarda Civil


Confira as próximas datas das formaturas:


30/06/2022

Escola Municipal Profº Adolfo Basile

Estrada Municipal Elias Gabriel da Silva, S/N° – Bairro Vida Nova

Pais retratam orgulhosos a formatura dos filhos

05/07/2022

Escola Municipal Profª Vilma Leone Del Pogetto

Rua dos Dourados, 815 - Jardim Parque Jupiá

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet