Piracicaba

.: Alunos participam de desafio em encerramento do Projeto de Robótica

Data: 27/11/2019

Autor: Andre Thieful / Fotos: Fernanda Schmidt

Alunos das terceiras e quartas séries participaram, neste mês, do encerramento do projeto de robótica desenvolvido pela ArcelorMittal, em parceria com a SME (Secretaria Municipal de Educação) em três escolas municipais de Ensino Fundamental.

“Desafio Amazônia” foi o tema da atividade de encerramento do projeto. Nos 12 encontros realizados no segundo semestre, os alunos participantes foram orientados e estimulados a criar um robô de combate a queimadas. “Para o encerramento, nós propusemos o desafio com o objetivo de fazer um carrinho tirar um material de uma área de queimada”, explicou o diretor de Educação do PETE (Projeto Educação com Tecnologia), Angelo Silva.

Neste ano, 414 alunos das escolas Professor Geraldo Bernardino, Professor José Pousa de Toledo e Professora Olívia Caprânico, participaram. Para tanto, em agosto, 18 educadores, entre diretores e professores, participaram da formação oferecida pela empresa para que, posteriormente, as atividades fossem desenvolvidas com as crianças.

Alunos de três escolas municipais participaram do projeto de robótica 

Para a diretora da Escola José Pousa de Toledo, Vivian Gonçalves Cláudio Rodarte, o projeto proporcionou diversos benefícios para as crianças. “Possibilita trabalhar o desenvolvimento de diferentes habilidades, o trabalho em grupo e a integração entre as crianças e a tecnologia. Facilita também a compreensão dos diferentes componentes curriculares de forma prazerosa e interativa”, explica.

Além disso, ela avaliou positivamente o desafio final proposto. “Foi realizada uma batalha entre os terceiros e quartos anos com o tema Salve a Amazônia e foi maravilhosa a experiência. Os alunos cumpriram com louvor a tarefa na montagem e programação do robô e ainda puderam trabalhar a questão da consciência ambiental”, disse Vivian.

A diretora da Escola Olívia Caprânico, Simone Cristina Monteiro Ferreira, também entende que o projeto traz benefícios importantes para os alunos. “O projeto mobilizou os professores para que compreendessem a importância de se inserir a tecnologia no trabalho pedagógico, já que hoje as crianças possuem grande potencial e habilidades para lidar com esse tipo de recurso”, disse.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Mariana Rodrigues Pereira, “o projeto possibilitou aos alunos vivências significativas no que se refere a aprendizagem, até de estimular o trabalho em equipe, convivência harmoniosa e a competição de maneira cooperativa, consciente e reflexiva”.

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Logo comemorativo Plano diretor Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Racismo é Crime Resultados de Exames Editais Cultura
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet