Piracicaba

.: Amanhã (11/08) é o Dia D da Vacinação contra Poliomielite e Sarampo na Zona Rural

Data: 10/08/2018

Neste sábado (10/08) acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo na Zona Rural. Segue abaixo lista com os postos fixos e volantes que vão atender a população das 8h às 16 horas. Serão 41 pontos de atendimentos, sendo os 5 primeiros fixos (unidades de saúde) e os demais, volantes. É importante observar o local e o horário de cada um deles, uma vez que estarão se movimentando pelas comunidades ao longo do dia para ampliar a cobertura.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), essa campanha é “indiscriminada” para todas as crianças na faixa etária estabelecida pelo Ministério da Súde (MS), ou seja, mesmo aquelas que já tenham registro na carteirinha doses dessas vacinas, precisam ser vacinadas novamente. O último balanço da unidade sobre desempenho da campanha iniciada no último sábado (04/08) aponta 3.369 crianças vacinadas contra a polio (18,33% do público alvo) e 3.306 contra sarampo (17,98%). A meta é vacinar mais de 18 mil.

Para as crianças acima de 5 anos, adolescentes e adultos não haverá campanha. A vacinação acontece na rotina. As pessoas com até 29 anos precisam ter 2 doses da SCR (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) registradas na carteirinha. Para pessoas acima de 30 a 58 anos anos, apenas 1 dose. A campanha vai até o dia 31 de agosto.

O que é sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.


Sintomas

Principais sinais:

  • Febre alta, acima de 38,5°C;

  • Dor de cabeça;

  • Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo

  • Tosse;

  • Coriza;

  • Conjuntivite;

  • Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas

     

Casos de Sarampo

De acordo com boletim do Ministério da Saúde, até o dia 06 de agosto foram confirmados 788 casos de sarampo no Amazonas, 5.058 permanecem em investigação. Já o estado de Roraima confirmou 281 casos da doença e 111 continuam em investigação.

 

SERVIÇO

Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo na Zona Rural

Data: 11/08

Horário: das 8h às 16 horas

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





10 - 2

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





10 - 2

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2018 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet