Piracicaba

.: Atração turística, Canal do Mirante é limpo pela Prefeitura

Data: 11/08/2017

Autor: Texto e fotos: Eleni Destro

A Prefeitura de Piracicaba realizou na manhã desta sexta-feira, 11/08, a limpeza da comporta do Canal do Mirante, localizada no rio Piracicaba, na região do Shopping. O trabalho foi realizado por equipes da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e Defesa Civil. Foram retirados dois caminhões de material arenoso, além de muito lixo, como garrafas PET e galhos de árvores.

Escavadeira retirou dois caminhões de material arenoso, lixo e galhos da comporta

O Canal foi criado para desviar a água para dentro do Engenho Central, construído em 1881 pelo Barão de Resende. A água servia para movimentar maquinário e também para o resfriamento de alguns processos. O curso d´água passa por dentro do Parque do Mirante e desemboca novamente no rio Piracicaba. Sua vista da avenida Beira Rio é uma das preferidas de piracicabanos e turistas. Muitos o chamam, equivocadamente, de Véu da Noiva. Na verdade, a região do salto do rio, onde se forma uma bruma pelo movimento das águas, é o verdadeiro Véu da Noiva.

Canal dentro do Parque do Mirante: atração turística

De acordo com Ludmar Romanini, engenheiro responsável pelo setor de Gerenciamento de Resíduos da Sedema, a limpeza do canal é realizada a cada três meses, já que o volume de lixo e de outros detritos é grande. "A população precisa se conscientizar e parar de jogar lixo no rio e em outros locais inadequados", ressalta.

Além dos detritos, o escoamento da água pelo canal ficou ainda mais prejudicado pela estiagem do Piracicaba. Sem chuvas há mais de dois meses, o rio está com 1,26 metro de profundidade e vazão de 34,99 m³/s (metros cúbicos por segundo), quase 30% abaixo do normal para o mês de agosto, segundo informações do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo).

Mesmo com a falta de chuvas, a limpeza realizada hoje já surtiu efeito. Ainda durante a manhã já foi possível ver uma quantidade maior de água descer pelo canal.

Já durante a manhã era possível ver a água na ´cachoeira´ do Canal

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





10 + 9

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





10 + 9

Logo comemorativo Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet