Piracicaba

.: Automação do Laboratório Municipal agilizará emissão e entrega de exames

Data: 30/05/2016

Autor: Texto e fotos: Rosiley Lourenço - MTb 24155

Acessar os resultados de exames via internet, como ocorre nos laboratórios privados. Esta será uma das muitas facilidades que terão os pacientes atendidos pelo SUS em Piracicaba, com a automação do Laboratório Municipal que vem sendo implantada há três anos e está em sua fase final. A informação é do biólogo Luiz Francisco Mendes, gerente da unidade, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo Mendes, a informatização se tornou uma necessidade para acelerar a emissão das dezenas de milhares de exames que são realizados mensalmente pela unidade. “Atualmente, o laboratório realiza em média 130 mil exames mensais”, informa o gerente.

Para a implantação do novo sistema de automação, a secretaria investiu aproximadamente R$ 200 mil, divididos entre a compra de novos equipamentos – servidores, computadores e impressoras – e cabeamento específico no Laboratório Municipal. Todo o trabalho vem sendo supervisionado pelo CI (Centro de Informática) da Saúde.

De acordo com Maurício José Brancalion, coordenador de automação do CI e responsável pelo projeto, o sistema está sendo implantado em etapas. Recentemente foi concluída a instalação no laboratório central e até o final de junho a automação será finalizada nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e a expectativa é que até o final do ano o sistema esteja totalmente integrado com a rede da Atenção Básica de Saúde, composta pelas UBSs, PSFs e CRABs.

Segundo Mendes, com a instalação do novo sistema, os exames estão sendo liberados com maior rapidez. Anteriormente, os resultados demoravam em média 30 dias para serem liberados e com o novo software, o prazo máximo é de 10 dias. “Os exames ainda são impressos no laboratório e levados até as unidades de saúde, gerando um alto custo à Saúde, principalmente de papel e combustível. Com a integração total do sistema online, a emissão ocorrerá na unidade onde o paciente fez a coleta, otimizando o atendimento, além de economia de tempo e de custo”, destac o gerente.

Conforme Mendes, aproximadamente 30% dos exames impressos são perdidos porque o paciente não retorna à unidade. O sistema online irá permitir a impressão dos resultados de exames somente com a presença do paciente na unidade.

O sistema também evitará que exames sejam solicitados em duplicidade. Se um paciente for pela manhã em uma determinada UPA e à tarde em outra e o médico que fez o primeiro atendimento solicitar um exame (sangue, fezes ou urina), o segundo profissional que realizar o atendimento do mesmo paciente terá acesso aos dados, evitando uma nova solicitação. “Isso otimiza o trabalho dos profissionais do laboratório, além de diminuir gastos”, ressalta Mendes.

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO - Para a automação do Laboratório Municipal foi instalado um software criado pela Mediarte de São Paulo, que desenvolve softwares de gestão laboratorial e interfaceamento de equipamentos de automação com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e são cedidos sem ônus para os municípios que firmam parceria com a empresa.

Para a que os exames possam ser disponibilizados online e emitidos nas unidades de saúde, uma parceria está sendo realizada entre a Mediarte e Olostech, empresa responsável pelo software de gestão da Secretaria de Saúde. Com o sistema integrado, o acesso será liberado para que os exames possam ser impressos na própria unidade onde o paciente é atendido.

LABORATÓRIO EM NÚMEROS:

- 44 funcionários – atendentes, recepcionistas, digitadores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, técnicos de laboratórios, auxiliar de laboratório e analistas de laboratório (biomédicos, biólogos e farmacêuticos).

- Funcionamento interno de 24 horas (atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h).

- Coleta de exames - atendimento diário de 130 pacientes (média) no Laboratório Central e 1.200 nas unidades de saúde. Com um total diário médio de 1.300 exames e 110 mil exames/mês (sangue, urina e fezes).

- Resultados – exames de rotina emitidos em 10 dias. Urgência das unidades de saúde são emitidos no prazo máximo de 24 horas. Solicitados em emergência pelas UPAs ficam prontos em três horas.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





9 + 3

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





9 + 3

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2018 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet