Piracicaba

.: Barjas Negri participa de solenidade de entrega oficial da USF Tupi

Data: 14/02/2020

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (14/02), foi feita a entrega oficial da Unidade de Saúde da Família de Tupi, que passou por reforma e ampliação durante o segundo semestre de 2019. A obra foi financiada com recursos provenientes da parceria da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) com a prefeitura de Piracicaba, que resultou na crição de um polo educacional da instituição de ensino em saúde no município. Foram investidos no empreendimento de Tupi R$ 535.788,20.

O evento contou com a presença do prefeito Barjas Negri, do secretário de Saúde dr. Pedro Mello; dos vereadores Gilmar Rotta (presidente do Legislativo), Pedro Kawai, Lair Braga e Paraná; da Gerente Acadêmica da Escola de Saúde da UAM, Ana Paula Quilici, da coordenador acadêmica da faculdade de medicina de Piracicaba, Cecília Buck. Participaram também coordenadores da Atenção Básica e de Farmácia da Secretaria de Saúde, além de integrantes da comunidade local, representados pelo historiador e morador do bairro desde 1949, Antonio Carlos Angolini.

Barjas Negri falou sobre o esforço de seu governo para que a saúde pública do município continue avançando como tem avançado no últimos 15 anos. “A melhoria da nossa rede pode ser comprovada pelo novo ranking nacional [Índice de Desafios da Gestão Municipal – IDGM/Macroplan], divulgado ontem, em que Piracicaba aparece em Primeiro lugar. A cidade se destaca em todos os quesitos pesquisados em gestão pública. “É resultado de um trabalho em equipe, de todos os setores do governo: educação, saúde, saneamento básico, segurança etc”.

Pedro Mello enfatizou a importância da parceria com a Anhembi Morumbi e destacou que em alguns anos a pasta de Saúde estará recebendo cerca de R$ 1 milhão por mês da instituição, para a melhoria da Atenção Básica. “São destinados 10% do orçamento bruto da faculdade para a prefeitura, direcionados a investimentos em construções, reformas, compra de equipamentos e treinamento de equipes. São ações que contribuem muito com a melhoria contínua da rede”.

Gilmar enalteceu o trabalho da gestão Barjas e do comprometimento de Pedro Mello com a qualidade de saúde pública em Piracicaba. “Não é atoa que estamos em primeiro lugar em Gestão Pública. Isso é fruto de um trabalho sério, de um prefeito que sabe onde quer chegar”, observou.

Angolini contou que o bairro tem uma bela história, com início nos anos 20 e forte desenvolvimento nos anos 30 e 40 do século passado. Disse ainda que o primeiro posto de saúde foi instalado no antigo prédio da cadeia. “A saúde em Tupi tem história e temos a obrigação de manter em ordem essa unidade, que representa e dá continuidade a esta bela história”. A USF Tupi foi denominada em 2003 José Gonçalvez Barros, em homenagem ao primeiro morador do bairro.

São atendidas na USF Tupi cerca de 4.000 usuários da Rede Pública de Saúde dos bairros Tupi, Bartira, Parque Peória, Conceição I e II, Horto, Morro Grande, Santa Isabel, Jardim São Paulo e Alto.

A USF-Tupi foi criada em 1987. Com a ampliação e reforma, conta agora com acessibilidade para pessoas especiais, recepção ampliada, nova sala de vacina e de reuniões, mais 98 metros quadrados construídos ao fundo, onde foi instalada a farmácia e um novo consultório médico. A USF recebeu ainda sanitários para ostomizados, entre outras melhorias.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Logo comemorativo Plano diretor Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Racismo é Crime Resultados de Exames Editais Cultura
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet