Piracicaba

.: Batom, Lápis e Humor será aberta dia 08, no Engenho Central

Data: 07/03/2019

Autor: Flávia Silva Perez

Criada para valorizar as produções femininas no ambiente das artes gráficas, a  mostra Batom, Lápis e Humor será aberta no dia 08/3, às 19h, no Museu do Açúcar, Engenho Central. A exposição que integra a programação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba tem a proposta de estimular e oferecer espaço para trabalhos de artistas brasileiras e estrangeiras. As obras poderão ser vistas até o dia 07 de abril, de terça a domingo, com entrada gratuita.

Esta edição contará com 90 trabalhos nas categorias cartum, caricatura, charge, ilustração, HQs e tiras inscritos por 56 artistas selecionadas, de países como a Alemanha,  Brasil, Canadá, Colômbia, China, Estados Unidos, Índia, Ira?, Itália, Polônia, Romênia, Turquia, entre outros. Dez artistas são de Piracicaba.

A mostra homenageará este ano, a cartunista Synnöve Hilkner, participante assídua da Batom, Lápis e Humor. A artista é finlandesa, mas mora no Brasil desde os sete anos. Ela trabalha com diversos materiais e técnicas, tanto em tela e papel, quanto em escultura. Coleciona prêmios em diversos salões pelo mundo. Formada em Comunicação Social, pela PUC Campinas, é também artista plástica e ilustradora. Participa de diversas exposições coletivas, incluindo a Troy Art, no MuBE – Museu Brasileiro de Esculturas. Chargista e colunista para a mídia digital “Agência Social de Notícias”, se define como ativista cultural e também participa do coletivo “Elas Por Elas – As Cartunistas Brasileiras”.

“Ser homenageada nessa mostra é uma grande honra, em primeiro lugar. É o reconhecimento de um trabalho sério, de humor, e, que me dá a oportunidade de falar desse universo feminino, de uma forma quase lúdica. Esse salão promove artistas que, de outra forma, não se arriscariam no humor, pois o mundo do cartum é muito masculino. Com humor é possível mostrar cenas, situações e contrastes, até desse contraste, sem precisar berrar. É algo que está ao alcance de quem lida com imagens”, diz a artista.

Para a edição, Synnöve produziu através do humor gráfico, um painel sobre a  ideia de falar não apenas da mulher ou de feminismo, mas dos Direitos Humanos. “Trabalhei uma imagem que expressasse a luta por um bem maior, utilizando de um questionamento:  até quando vamos ficar sem respostas? A morte de Marielle e do Anderson vai completar um ano no dia 14 de março. Marielle era defensora dos direitos humanos e ela simboliza todas as pessoas que têm seus direitos desrespeitados e todas as mortes banalizadas pelas estatísticas”, explica.

Erasmo Spadotto, diretor do Cedhu explica que a proposta da exposição levanta discussões e reflexões sobre o universo feminino e sua participação na produção gráfica. “Os temas mais abordados por elas remetem à família, sexo, religião, comportamento, carreira, assédio moral e sexual”.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a exposição tem cumprido o papel de exaltar e homenagear as mulheres em um mês que tem como referência, um dia para elas – o Dia Internacional da Mulher, 08 de março. “A Batom, Lápis e Humor surgiu para dar voz às mulheres que, através do humor gráfico, expressam opiniões e questionamentos, além de demonstrarem que todo espaço pode ser ocupado pela mulher”, comenta.

Batom, Lápis e Humor é realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e o Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).

SERVIÇO - Batom, Lápis e Humor. Abertura da exposição: 08/03 (sexta-feira), às 19h, no Museu do Açúcar (Armazém 5), Engenho Central. Exposição aberta de 08/03 a 07/04. Visitas: de terça a sexta, das 10h às 16h, aos sábados e domingos, das 13h às 17h. Entrada gratuita. Informações: 3403-2615.

Fonte: SemacTur

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





3 - 2

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





3 - 2

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Vamos de Van
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2019 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet