Piracicaba

.: Biblioteca Municipal sedia palestra do Setembro Amarelo

Data: 21/09/2022

O anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto sedia a palestra Prevenção ao Suicídio e a Importância de um Espaço de Escuta AcolheDor, com a psicóloga Luciene Blumer, na sexta-feira, 23/09, às 19h. A ação integra a programação da campanha Setembro Amarelo – Nenhuma Ideia Vale uma Vida... com o foco na prevenção e sensibilização ao suicídio. A campanha é idealizada pela Prefeitura, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da Secretaria Municipal de Saúde, e pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), e tem apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac). A participação é gratuita.

Psicóloga Luciene Blumer

Luciene Blumer é psicóloga clínica, atua no SUS, atualmente no CAPs infantojuvenil de Piracicaba. É mestre em Educação, especialista em neuropsicologia clínica e em saúde mental e atenção psicossocial. "O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é por meio de diálogos e discussões que abordem o problema. Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública", salienta Luciene

Ainda segundo a psicóloga, é importante considerar que é preciso compreender a saúde mental e o sofrimento mental como uma questão política e social, que ultrapassa a questão meramente individual. "Sem olhar para esse horizonte e a necessidade de ampliação de políticas públicas que assegurem os determinantes sociais de saúde, como alimentação, moradia, saneamento básico, trabalho e renda, entre outros, assim como rever os modos de produção de vida, não há possibilidade de assegurar saúde mental para todos. Só assim vamos construindo um lugar verdadeiramente acolheDOR, em que as angústias e sofrimentos humanos, em todas as suas dimensões, possam ser olhados e cuidados", finaliza.

Além da Semac, também são parceiros das ações realizadas na campanha Setembro Amarelo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), CVV, Rotary Club Luiz de Queiroz, Unimed Piracicaba, Ceacan (Centro de Apoio a Prevenção ao Câncer, Doenças Degenerativas e Deficiências Sociais Multiníveis), Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, Câmara Municipal, por meio do gabinete do vereador Gustavo Pompeo, e a Universidade Anhembi-Morumbi (UAM).

SERVIÇO - Palestra Prevenção ao Suicídio e a Importância de um Espaço de Escuta AcolheDor. Com a psicóloga Luciene Blumer, sexta-feira, dia 23/09, às 19h, no Anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, localizada na rua Saldanha Marinho, 333, Centro. Gratuito.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet