Piracicaba

.: Caged: abril tem saldo positivo de 759 vagas de empregos formais em Piracicaba

Data: 06/06/2022

Autor: Texto: Maurício Cantoni/Fotos: Guilherme Valdanha

O primeiro quadrimestre de 2022 fechou com a criação de 3.029 vagas de empregos em Piracicaba, sendo que o mês de abril registrou o saldo de 759 novos postos de trabalho com carteira assinada. Os dados foram divulgados hoje, 06/06, pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No total foram registrados no município 5.138 admissões contra 4.379 demissões no período.

Tiago de Brito está fazendo 1800 entregas/mês

O setor de Serviços foi quem mais contratou em abril sendo responsável pelo saldo positivo de 278 vagas. Em segundo lugar veio o segmento da Indústria com saldo de 213 vagas, Agropecuária com 163 vagas e Comércio com 110 vagas de saldo positivo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Júnior, o setor de Serviços teve um aumento atípico em abril, movimentado no período pelas contratações dos serviços de logística. Guidotti também ressaltou que o segmento de Indústria, uma das principais vocações do município, continua se mantendo estável desde janeiro, com 1.081 contratações acumuladas de saldo positivo.

O desempenho do Agro em Piracicaba, com o saldo positivo de 163 vagas, também chama a atenção quando comparado com números estaduais que mostram saldo negativo. Esses dados só confirmam que Piracicaba é um dos principais polos de inovação do agronegócio brasileiro”, frisou o secretário.

LOGÍSTICA - Tiago de Brito trabalha com entregas há mais de 10 anos e confirma que a demanda cresceu bastante nos últimos meses. Antes ele costumava fazer 1.200 entregas por mês na farmácia onde atua, sendo que só em abril esse número aumentou para 1.800 entregas. Trabalhando com carteira assinada, recebe salário fixo, ajuda para combustível mais um valor específico por cada entrega, ele acredita que a procura pelos serviços de logística aumenta proporcionalmente ao crescimento da cidade. “Nossa empresa contratou mais seis motoboys, principalmente para atender aos novos bairros que estão surgindo”, revelou.

FAIXA ETÁRIA - A faixa etária mais beneficiada com as contratações de abril foi a situada com idade entre 18 e 24 anos, com 431 contratações, seguida dos que possuem idade entre 40 e 49 anos, com 133 contrataçõe,s e dos que possuem idade até 17 anos, com 83 postos de trabalho.

Quando comparados por grau de instrução, os trabalhadores com ensino médio completo foram os mais beneficiados, com 435 contratações, seguido dos que possuem ensino médio incompleto, com 87 contratações, e dos que possuem ensino fundamental incompleto, com 86 contratações.

ATRASO NA DIVULGAÇÃO - O Ministério do Trabalho e da Previdência atrasou a divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relativos ao mês de abril em razão de problemas técnicos.

O cronograma oficial mostrava que o resultado deveria ter sido divulgado na última segunda-feira, 30/05, mas o governo informou que a Dataprev, empresa pública que fornece soluções de tecnologia da informação e comunicação, teve de realizar um novo processamento dos dados após análises e verificações nas bases de dados utilizadas.

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet