Piracicaba

.: Cemitérios devem receber 30 mil pessoas no fim de semana do Dia das Mães

Data: 09/05/2019

Autor: Texto: João J. Souza/CCS Fotos: Justino Lucente/CCS

No fim de semana, dias 11/05, sábado, e 12/05, domingo, quando se comemora o Dia das Mães, os cemitérios municipais da Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna devem receber 30 mil pessoas. Para maior conforto da população que visita os espaços nessa data especial, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), ampliou o horário de funcionamento, que vai das 7 às 18h. O Dia das Mães é considerada a segunda data com maior número de visitantes aos cemitérios, perdendo somente para o Dia dos Pais e Finados.
 

Algumas pessoas aproveitam a semana que antecede o Dia das Mães para fazer a limpeza nos túmulos. Como é o caso de Sebastiana Loureiro, 89 anos, que esteve no cemitério da Saudade na tarde de quarta-feira, 8/05, acompanhada de uma amiga. Ela aproveitou para visitar o túmulo de sua mãe, que morreu há quase 60 anos, com 59 anos de idade.


Sebastiana Loureiro

Sebastiana diz que prefere ir ao cemitério durante esta semana para fugir da movimentação do domingo. "Aproveitamos para matar um pouco a saudade e ao mesmo tempo orarmos por minha mãe e por outros entes da família que estão sepultados nesse espaço. Repetimos sempre este ritual nos dias que antecedem esta data que consideramos muito especial, para não esquecermos de pessoas que foram queridas e importantes em nossas vidas".

Quem também esteve no cemitério da Saudade durante a semana foi Cleusa Schiavinato, 65 anos. Afirma que foi para ver se a sepultura em que se encontra a sua mãe estava devidamente limpa. Mas afirmou que pretende retornar no domingo, para dedicar mais tempo e orar pela mãe que faleceu em 2004, com 89 anos.
 


Cleusa Schiavinatto


TUDO EM ORDEM - Não estando exatamente no Cemitério da Saudade para homenagear seus entes queridos, Rosângela Monteiro, 63 anos, zeladora de túmulos para famílias, mesmo com o sol quente, realizava com dedicação o seu trabalho que consiste em lavar, encerar e polir a sepultura e fazer a limpeza ao seu entorno. Cada família paga uma taxa, estipulada de acordo com alguns critérios, como tamanho e material da sepultura.

Se dedicando há 22 anos ao trabalho de manter as sepulturas em ordem e atendendo em média 80 famílias por mês, ela se diz realizada. "É um trabalho como outro qualquer, que exige muita disciplina e dedicação e procuro exercer com todo carinho. As famílias que atendo são antigas, de mais de 15 anos de convivência".


Zeladora de sepulturas Rosângela Monteiro 
 

Para Rosângela, trabalhar no cemitério não assusta. "Considero o local tranquilo e não tenho medo de realizar meu serviço. Foi uma opção que escolhi e não me arrependo e tenho todo apoio de minha família".

Se as sepulturas são de responsabilidade das famílias, todos os demais serviços de manutenção dos cemitérios municipais são realizados pela Prefeitura, que montou uma força-tarefa, reunindo diversas secretarias. A Sedema cuidou do corte de mato, limpeza e fiscaliza a atuação de limpadores de túmulos.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) vai disponibilizar pessoal para trabalhos do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) nos cemitérios da Saudade e da Vila Rezende. Agentes de trânsito da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) realizarão a orientação do trânsito nas vias próximas aos cemitérios. A Secretaria da Saúde estará com ambulância de prontidão para emergência, por meio do telefone 192, e com equipes do Centro de Controle de Zoonoses estarão nos cemitérios para orientar visitantes e eliminar potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue.

MISSAS - Conforme programação da Diocese de Piracicaba, haverá missa
no Dia das Mães, às 7h, na Capela do Cemitério da Saudade, com o padre Kleber Danelon, e às 9h, no Cemitério Particular Parque da Ressurreição, com o padre Danilo Rubia Soares. Não haverá missas nos Cemitérios da Vila Rezende e Ibitiruna.

COMÉRCIO AMBULANTE - A exemplo do que foi aplicado no Dia dos Pais e no feriado de Finados, em 2018, a Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre) não abriu novas vagas para permissionários. No Dia das Mães, podem comercializar produtos em frente aos Cemitérios da Vila Rezende e da Saudades apenas os ambulantes que possuem pontos fixos nos locais. São 10 pontos no Cemitério da Vila Rezende e 14 no Cemitério da Saudade.

Os comerciantes de rua podem vender velas e flores (artificiais e naturais). Nenhum trabalhador que não possua ponto fixo em frente a um dos cemitérios pode comercializar produtos na data. A Guarda Civil e funcionários do Departamento de Economia Informal da Semtre vão fiscalizar.

SERVIÇO - O Cemitério da Saudade fica na avenida Piracicamirim, 2.201 - Vila Monteiro; o da Vila Rezende está localizado na avenida Marechal Costa e Silva, 44 - Jardim Primavera; o Cemitério de Ibitiruna fica na rua Piracicaba, s/n, distrito de Ibitiruna. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3426-6272, no Setor de Cemitérios.

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





8 + 4

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





8 + 4

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2019 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet