Piracicaba

.: Centro de Documentação, Cultura e Política Negra participa de Fórum Inter-Religioso

Data: 22/06/2022

Autor: Texto- Silvana Duarte Cavicchioli MTB 26.843

Com o tema Liberdade, o Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba (CDCPN), mantido pela Prefeitura e ligado à Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), participou do Fórum Permanente Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, promovido pela Câmara Municipal, com o objetivo de capacitar os participantes sobre a Lei Estadual de Liberdade Religiosa no Estado de São Paulo (17.346/2021).

De acordo com a secretária do CDCPN, Lucia Helena Silveira, a geração de novos diálogos para a educação da cultura de paz, a organização jurídica e legal das igrejas de pequeno porte e de terreiros e o avanço na discussão de temas relacionados ao respeito pela crença do outro, foram os principais assuntos debatidos na reunião.

Lucia Helena Silveira - Secretária do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba

"O Fórum Inter-religioso é uma ação pautada na urgência do debate de demandas raciais e da criação das redes de suporte dos canais de comunicação. O evento tem como principal função unir as religiões, quebrar preconceitos e intolerâncias religiosas causadas pela falta de conhecimento, gerando mais conhecimento e respeito aos credos religiosos", explica Lucia.

ENCONTRO - O Fórum Inter-Religioso foi instituído pelo decreto legislativo 20/2020 com a finalidade essencial de promover a implantação de políticas de enfrentamento e combate à intolerância religiosa e de difusão da cultura de paz. O próximo encontro está agendado para o dia 28/07.

"Atendemos dada a urgência de fazer com que este fórum de Piracicaba também prospere no cenário da defesa do direito à liberdade religiosa no nosso Estado", afirmou Vânia Soares, coordenadora do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

Convocada pelo gabinete do vereador Acácio Godoy (PP), participaram da reunião o coordenador do Fórum Municipal da Liberdade Religiosa, Osvaldo Elias de Almeida; o presidente do Centro de Documentação, Cultural e Política Negra de Piracicaba e coordenador do Conepir (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba), Agnaldo Benedito de Oliveira; Mamétu Yademaz, da Nação Angola Candomblé; Evandro César de Oliveira; do Fórum Inter-Religiosos de Limeira e do Fórum Inter-Religioso da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Wilson Lima Santos, do Conepir; e Lúcia Helena Silveira, do Centro de Documentação, Cultural e Política Negra de Piracicaba.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet