Piracicaba

.: Colaboradores do Horto de Tupi participam de treinamento de prevenção e combate a incêndios

Data: 20/05/2022

Autor: Texto: João J. Souza Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), juntamente com os gestores da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), realizou na manhã de ontem, quinta-feira, 19/05, treinamento de prevenção e combate a incêndios, ministrado por equipe do Corpo de Bombeiros. O evento ocorreu no Centro de Visitantes do Horto.

Gestores e funcionários do Horto de Tupi participaram do treinamento de prevenção e combate a incêndios

A iniciativa teve por objetivo desenvolver ações preventivas para proteger o Horto de possíveis incêndios florestais, que normalmente ocorrem com a chegada do outono e inverno e, consequentemente a estiagem, com menor volume de chuvas. Participaram do treinamento em torno de 20 colaboradores dos órgãos estaduais IPA e Fundação Florestal, da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema, e da Esalq/USP representada pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA), que atuam diretamente nas dependências da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi).

Segundo Giovanni Batista Campos, analista ambiental da Sedema e membro do Comitê Gestor da Área de Visitação Pública do Horto de Tupi, para a prevenção de incêndios que possam ocorrer no Horto, a Pasta e os administradores do local adotam medidas como poda de árvores; criação dos aceiros (faixas onde a vegetação é completamente retirada em certos pontos para impedir a propagação de fogo); campanhas educativas explicando – entre outras coisas – a proibição em se fazer churrasco ou qualquer outra atividade com a utilização de fogo dentro da unidade; contato com os vizinhos da área solicitando medidas preventivas em suas áreas; rondas preventivas nas divisas do Horto (realizadas por um servidor que percorre as trilhas) e fiscalização por parte do Pelotão Ambiental, da Patrulha Rural e da Polícia Militar Ambiental.

O treinamento foi realizado pelo Corpo de Bombeiros

 

SERVIÇO – O Horto Florestal de Tupi está localizado na rodovia Luiz de Queiroz, Km 149, SP-304 – Tupi. Ocupa um espaço de 198 hectares com vegetação de Mata Atlântica, sendo que em sua área são encontradas espécies florestais nativas e exóticas.

Caracterizada como Estação Experimental - Unidade de Produção, atualmente a área é destinada à prática de lazer e esporte, realização de programas de Educação Ambiental e atividades de pesquisas científicas. Essas ações têm por finalidade tornar o Horto cada vez mais um espaço educador sustentável.

Desde junto de 2018, foi oficializada uma parceria entre o Estado de São Paulo e a Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio de um Termo de Permissão de Uso, para gestão da Área de Visitação da Unidade que corresponde a 22,3 hectares da área total da unidade.

Conheça um pouco mais da história e das características do Horto de Tupi acessando: https://sedema.wixsite.com/sedema/unidadesdeconservacao

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet