Piracicaba

.: Com arraiá, Centro Dia do Idoso anima frequentadores

Data: 09/06/2017

Autor: Sabrina rodrigues Bologna: 31076/Fotos: Justino Lucente e Ignácio Garcia

Uma animada festa junina, com direito a quadrilha e quitutes juninos, animou cerca de 20 usuários e profissionais do Centro Dia do Idoso Irmã Maria Luigia Moschini, hoje 09/06, à tarde. O serviço é mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (Afasmac).

A baiana Francisca Adelina de Novaes, 95 anos, estava animada no posto de noiva no arraiá de hoje. “Aqui a gente canta, dança, faz amizades. Antes de vir para cá, eu ficava solitária em casa, já que o povo da minha casa saía para trabalhar”, contou ela, que frequenta o Centro há dois anos, todos os dias.

Já Luzia Maria Medeiros Ferraz, de 80 anos, e Hilda Ferraz, de 85, usufruem do espaço três dias por semana. Elas também ficavam solitárias em casa porque os filhos estão no trabalho. “Aqui a gente faz artesanato, come bem e sempre é muito bem atendida pela equipe. As cuidadoras são ótimas”, explica Luzia.

O Centro, que tem capacidade para 30 pessoas, tem uma rotina com atividades físicas, oficinas de arte, de canto, de música, de desenho e de dança. Os atendidos podem chegar no espaço das 7h30 às 8h. Neste horário, o café é servido. Às 9h30 há um lanche, seguido de atividades, que podem ser física ou oficinas. Às 11H30 é servido o almoço, seguido de período de descanso. Às 13h30, eles relaxam e, depois, tomam o lanche da tarde e realizam atividades diversas. Às 16h15 é servida uma sopa e, das 16h30 às 17h30, os idosos começam a voltar para suas casas.

Para frequentar o espaço, os usuários, que devem ter 60 anos ou mais, devem ser encaminhados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) - desenvolvido pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) - desenvolvido pelos CREAS (Centro Especializado de Referência de Assistência Social). Normalmente, os usuários são vulneráveis ou estão em risco social.

O Centro tem como objetivo promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes, proporcionando acolhida, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.

O Centro Dia Idoso fica na rua João Tedesco, 1265 - Residencial Água Branca II. Em setembro, o serviço completa quatro anos. 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





4 - 2

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





4 - 2

Logo comemorativo Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet