Piracicaba

.: Com críticas à política e à economia, Salãozinho bate recorde de inscrições

Data: 12/07/2017

Autor: Texto: Eleni Destro/CCS Fotos e reproduções: Junior Kadeshi/CEDHU

O Salãozinho de Humor de Piracicaba chega a sua 15ª edição, em 2017, com recorde de trabalhos inscritos. Alunos de escolas públicas e particulares de Piracicaba e de outras cidades do Estado enviaram nada menos que 4.200 desenhos e 100 esculturas. Além da alta produção, os estudantes mostraram que estão ligados na atual conjuntura política e econômica do Brasil: buscaram inspiração nas operações da Lava Jato e não pouparam críticas aos políticos envolvidos em escândalos. O Salãozinho de Humor é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Desenvolvimento do Humor Gráfico (CEDHU). A mostra integra a programação do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

A secretária da SemacTur, Rosângela Camolese, comemorou o recorde de inscritos. “Essa participação é reflexo do bom trabalho desenvolvido pelo equipe do CEDHU e do Conselho Consultivo do Salão, que têm mostrado a educadores e alunos a importância de desenvolver a capacidade crítica por meio da mostra. Esse estímulo colabora para o desenvolvimento de cidadãos melhores e mais conscientes no futuro”, ressalta.

De acordo com o cartunista e membro do CEDHU, Erasmo Spadotto, foi realizado um trabalho intenso com os educadores, por meio de oficinas do programa Humor na Sala de Aula, e com os alunos, em visitas às escolas. “Mostramos a diferença entre as categorias charge, cartum, caricatura, HQ e animação e também orientamos educadores e alunos a elaborar os textos para passar a mensagem pretendida e levar à reflexão, sempre aliando teoria e prática”, contou.

 

SELEÇÃO E PREMIAÇÃO – Durante toda o dia de ontem, 10/07, o júri, formado pelo arte-educador Danilo de Angeli e pelo professor e artista gráfico Fábio San Juan, analisou os desenhos e esculturas recebidos. Após um trabalho intenso, foram selecionados 176, sendo 16 esculturas, que serão expostos. Destes, já foram definidos os premiados e menções honrosas nas categorias de 7 a 10 anos e 11 a 14 anos. A lista dos selecionados será divulgada no dia 14/07 e os premiados conhecidos no dia 12 de outubro, encerramento da exposição.

Segundo Angeli, que já foi jurado em outras edições, temas como games e Copa do Mundo, este ano deram lugar a trabalhos voltados à questão política. “Os trabalhos tratam da questão política, da esquerda, da direita, falando mal de um partido, de outro, de políticos, como Dilma, Temer, Lula. A criançada está com um olhar crítico, eu diria, até mais apurado que os adultos. Também há homenagens a artistas, como uma Cindy Lauper (cantora) feita de garrafa e um desenho muito bonito do Abaporu (obra de Tarsila do Amaral)”, analisou.

O 15º Salãozinho de Humor tem patrocínio da Arcor e Instituto Arcor e apoio da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino. A abertura do 44º Salão Internacional de Humor e do 15º salãozinho de Humor acontecerá no dia 26 de agosto, no Parque do Engenho Central.

Foto 1: Desenho feito por Lívia Damasio, 14 anos, do Colégio Objetivo Mogi Mirim

Foto2: Fábio San Juan e Danilo de Angeli, jurados, durante a seleção.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





10 + 9

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





10 + 9

Logo comemorativo Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet