Piracicaba

.: COMUNICADO 027 - 20 de março de 2020 - 15H55

Data: 20/03/2020

Autor: Comunicação/SAÚDE

Recomendações para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)


As Instituições De Longa Permanência Para Idosos – ILPIs devem reforçar condutas de higiene nas dependências e enfatizar os protocolos de higiene de mãos e proteção dos moradores, funcionários e outros.

VISITAS

  • Limitar o número de visitantes ao local, de preferência uma pessoa por vez para cada idoso, bem como o tempo de permanência máxima de aproximadamente 15 minutos em local aberto.

  • Manter 2 metros de distância entre as pessoas em geral, evitando contatos físicos (abraços, beijos, etc)

  • Higienizar as mãos antes de adentrar no local utilizando água e sabão ou álcool gel 70%.

  • Não permitir visita ao idoso aquele que apresente alguns sintomas de gripe, resfriado, etc.


 

AMBIENTE

  • Em todos os sanitários e lavatórios deve haver disponibilidade de sabão para higienizar as mãos, toalhas de papel e lixo com tampa acionado por pedal.

  • Dispensadores com solução de álcool gel 70% deverão estar disponíveis na entrada das ILPIs, nas salas de espera, recepção e dormitórios para higienização das mãos de todos que circularem pelos ambientes

  • É fundamental garantir a limpeza adequada e frequente das superfícies e espaços. No processo de limpeza e desinfecção deve ser realizado com álcool 70% para materiais de uso compartilhado ou hipoclorito de sódio a 1%. Reforçando higienizações de maçanetas, controles de TV, barras de proteção, equipamentos de uso comunitário, corrimãos, entre outros).

CUIDADOS PESSOAIS (FUNCIONÁRIOS, CUIDADORES E PACIENTES)

  • Os cuidadores devem realizar a higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool gel a 70% antes e após o contato com os residentes, após contato com superfícies, equipamentos (contaminados) e após a remoção do equipamento de proteção individual (EPI).

  • O uso de luvas não isenta de higienização adequada das mãos após a remoção. As luvas devem ser trocadas a cada manuseio.

  • O uso de máscaras cirúrgicas está indicado para pacientes sintomáticos e para todos os funcionários independente de sintomas dos pacientes.


NO CASO DE O MORADOR APRESENTAR SINTOMAS DE GRIPE OU RESFRIADO, O MESMO DEVERÁ SER AVALIADO POR MÉDICO O MAIS BREVE POSSÍVEL



Prefeitura do Município de Piracicaba

Secretaria Municipal de Saúde

Cevisa – Centro de Vigilância em Saúde

Visa – Vigilância Sanitária

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Logo comemorativo Plano diretor Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Racismo é Crime Resultados de Exames Editais Cultura
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet