Piracicaba

.: Concerto no Museu Prudente homenageia Américo Jacomino

Data: 25/05/2022

Autor: Texto- Assessoria de Imprensa Semac

Um concerto gratuito na sexta-feira, 27/05, às 19h30, homenageará o compositor e violonista Américo Jacomino (1889 - 1928), conhecido como Canhoto, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. No concerto, executado e idealizado pelo violonista Gabriel Angelo, o público poderá apreciar diversas composições de autoria de Jacomino, incluindo valsas, choros, marcha, mazurka e tangos.

Américo nasceu em São Paulo no ano de 1889, filho de migrantes italianos. Junto a Agustín Barrios e Josefina Robledo foi um dos pilares para o desenvolvimento do violão solista de concerto no Brasil ao decorrer do século 20. Já entre 1912 e 1915 gravou seus primeiros discos, resultando em um grande concerto realizado no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, o que segundo o pesquisador Gilson Antunes foi "um marco da história do violão, pelo tom da crítica positiva, que reverberou por toda a carreira do músico" (2008).

Concerto em homenagem a Américo Jacomino, idealizado pelo violonista Gabriel Angelo

O músico tocava o violão de maneira invertida, porém, sem trocar a ordem das cordas, por isso recebeu o apelido de "canhoto". Além de ser o primeiro grande violonista concertista brasileiro também atuou tocando em conjuntos musicais, ganhou o primeiro concurso de violão da história da música brasileira, escreveu um método de violão ainda hoje publicado e compôs um dos grandes hinos da história do violão brasileiro - a valsa Abismo de Rosas.

Entre outras músicas conhecidas ainda hoje estão a Marcha Triunfal Brasileira, a Marcha dos Marinheiros, o choro Olhos Feiticeiros, a Fantasia sobre o Guarani de Carlos Gomes, o tango Guitarra de Mi Tierra e o fox A Menina do Sorriso Triste.

Canhoto morreu precocemente no ano de 1928, na capital, contudo, deixou um legado enorme para o desenvolvimento do violão brasileiro.

Gabriel Angelo é violonista clássico, começou seus estudos, particularmente, em 2014, o que possibilitou o ingresso no curso de bacharel em violão erudito no Instituto de Artes da Unicamp, em 2016. Com essa graduação em andamento deu início ao curso de licenciatura em Música no ano de 2019. Em 2020 encarou um intercâmbio patrocinado pela AUGM para a Universidad de la República (Uruguai), onde foi aluno do Mauro Marasco e participou ativamente das apresentações do Núcleo Música Nueva de Montevideo em importantes teatros da cidade uruguaia.

SERVIÇO - Concerto em homenagem a Américo Jacomino. Dia: 27/05. Horário: 19h30. Entrada gratuita. No Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, rua Santo Antônio, 641, Centro. Informações: (19) 3422-3069. www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br.  Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet