Piracicaba

.: Concurso elege melhores caipirinhas de Piracicaba

Data: 10/11/2017

Autor: Flavia Silva Perez

Integrantes do júri

Júri formado por apreciadores, especialistas em cachaças e profissionais de comunicação de Piracicaba, elegeu na noite de quinta-feira (09), as três melhores receitas de caipirinha, que surpreenderam o paladar dos profissionais. O primeiro lugar ficou com a Caipirinha de Abóbora, de Nicolas Conrado; em 2º lugar, a Capirinha de Uvaia, de Mario Libardi e em 3º lugar, a Limon Lime Peppers, de Fernando Almeida.

Ao todo, sete concorrentes participaram do evento. As receitas foram elaboradas com ingredientes como abóbora, uvaia, pimenta, physalis e cana-de-açúcar, rúcula e manga, abacaxi com limão flambado, limão siciliano, tahiti, canela em pau e melado de cana.

As receitas foram avaliadas de acordo com a sua apresentação, postura, profissionalismo, organização, carisma, consistência dos coquetéis, criatividade, originalidade, harmonização dos sabores e aromas, bem como valorização da cachaça.

Para o júri composto por Alessandro Orelli, consultor da área de bebidas e professor da Faculdade de Tecnologia (Fatec), Richard Sbravati, sommelier e professor do curso de gastronomia da Unimep, Anésio Matheus, da Coplacana e os comunicadores Adriana Ferezim e Cláudio Coradini, a receita batizada de Caipirinha de Abóbora foi o destaque do concurso, com o prêmio de R$ 500 - voucher de viagem da Agência Monte Alegre. A receita foi elaborada com a cachaça Bico Doce, doce de abóbora, açúcar, gelo e limão. “O preparo dessa receita contou com um show de apresentação. Várias técnicas foram utilizadas além da flambagem, a decoração com frutas cítricas caramelizadas e a escolha do copo”, explicou Alessandro Orelli.

Em segundo lugar, o vencedor que competiu com a Caipirinha de Uvaia, ganhou um jantar no restaurante Capitão Gancho. A receita foi elaborada com a Cachaça Piracicabana, uvaia, limão, hortelã, açúcar e gelo. O terceiro lugar foi premiado com uma cesta de produtos feitos à base de cachaça. A receita da Caipirinha de Pimenta contou com pimenta, cachaça, limão, açúcar e gelo.

“A diversidade das receitas surpreendeu não apenas os jurados, mas também a plateia presente. Embora este seja o primeiro ano da realização deste evento, ficamos satisfeitos com os resultados”, comentou a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

O Concurso de Caipirinha de Piracicaba foi realizado com o objetivo de enaltecer e integrar a coquetelaria em Piracicaba, como cidade-berço dessa bebida que é unanimidade mundial.

A realização do evento é da Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e contou com a parceria das cachaçarias Vô Nino, Vigário, Velho Jonas, Fatec (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba), Jacaré Pupira, Piracicabana, Urutau, Bico Doce, Tiquara, D'Reis, Spolador e Docycana; e as cervejarias artesanais Leuven e Cevada Pura.

1º lugar - Nicolas Conrado

2º lugar - Mario Libardi

3º lugar - representante de Fernando Almeida

Fonte: SemacTur

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





4 + 3

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





4 + 3

Logo comemorativo Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet