Piracicaba

.: Conselho Municipal de Saúde aprova contas do Fundo Municipal de Saúde de 2019

Data: 29/01/2020

Foi tranquila a audiência pública que aprovou na noite de ontem (28/01) as contas do Fundo Municipal de Saúde, relativas ao 3º quadrimestre de 2019. A apresentação foi feita pela diretora do Departamento Financeiro da Secretaria de Saúde, Andresa Cristina Ferraz Pupin, na Sala de Reuniões, do prédio da Câmara de Vereadores. Assim, todos os aspectos financeiros da pasta relativos ao exercício de 2019 foram integralmente validados pelo Conselho Municipal de Saúde, como exige a lei.

Após a apresentação, os participantes, dentre eles, conselheiros, representantes de bairros e a população em geral, tiraram dúvidas com relação as fontes e formas de aplicação dos recursos, sendo que todas as questões foram respondidas pelos profissionais da Secretaria de Saúde. Encerrado os questionamentos, houve a votação para aprovação da prestação de contas, a qual foi aprovada pelos conselheiros presentes. A prestação de contas visa dar transparência à gestão dos recursos da Secretaria de Saúde.

Dentre a série de números que se destacam na apresentação, está o índice de aplicação dos recursos municipais em serviços de saúde, sendo que em 2019 o município aplicou 25,99% de sua arrecadação com saúde, enquanto a exigência federal é de 15%. Ou seja, Piracicaba aplicou quase 11% de sua receita acima do mínimo estabelecido.

Em parcerias com entidades que desenvolvem atividades no setor da saúde, como HFC, Santa Casa, Lar dos Velhinhos, APAE entre outras, foram desembolsados mais de R$ 136 milhões.

Foi apresentado ainda como está o andamento das obras de construção da nova UPA Vila Cristina, em fase final, e da USF Minas Nova, bem como da reforma da UBS Caxambu. Todos com recursos federais e aportes municipais.

Em números de consultas médicas, a Atenção Básica realizou em 2019 um total de 313.247 atendimentos. Foram realizados 1.337.118 exames laboratoriais e ainda 504.581 atendimentos odontológicos. As UPAs e o COT juntos fizeram 661.827 atendimentos no período. Enquanto as farmácias municipais atenderam 1.444.755 receitas.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Milton Costa, os números dão uma dimensão da complexidade do sistema público de saúde e da necessidade de uma gestão criteriosa para garantir o atendimento adequado à população. “É importante esse nível de transparência, apresentado nesta noite, porque as pessoas precisam saber o que está sendo feito, em que volume e com qual qualidade. São dados concretos que comprovam o elevado padrão de atendimento do sistema público de saúde do município”, disse.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





10 + 4

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





10 + 4

Plano diretor Racismo é Crime Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Edital FAC 2020 - Música e Artes Cênicas
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet