Piracicaba

.: Defesa Civil municipal orienta como prevenir incêndios no período de estiagem

Data: 20/05/2022

Não fazer fogueira, não queimar lixo, não jogar bitucas no mato. Essas são orientações básicas nessa época de estiagem para evitar incêndios, mas todo ano é preciso relembrá-las. O diretor da Defesa Civil de Piracicaba, Odair Melo, enfatiza que é necessário focar nas ações preventivas, que são a melhor maneira de combater incêndios florestais e de outros tipos, para evitar prejuízos ambientais e de saúde.

Odair Melo lembra que a prevenção ainda é a melhor maneira de combater os incêndios

Desde abril, a operação Corta-Fogo, do Estado, está na fase amarela e a partir do próximo mês, junho, até outubro, será a fase vermelha, de alerta máximo para evitar incêndios. A operação é um sistema de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e visa diminuir o foco de incêndio no estado, reduzir a emissão de gases de efeito estufa, proteger as áreas de cobertura vegetal, além de erradicar a prática irregular do uso de fogo, principalmente na época de estiagem.

O sistema é formado por diversos órgãos, como a Coordenadoria de Proteção da Defesa Civil (Cepdec), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Nos municípios, a Defesa Civil é o órgão que dissemina informações visando aumentar a conscientização da população neste período.

A sabedoria popular nos ensina que devemos ficar alertas em situações em que a temperatura esteja acima de 30 graus, a umidade relativa do ar esteja abaixo de 30% e a velocidade do vento acima de 30 km/hora”, frisa Odair.

COMO EVITAR - Odair orienta que a melhor forma de evitar incêndios na zona urbana é não queimar lixo, evitar jogar bitucas acesas no mato e, em nenhuma hipótese, promover a soltura de balões, o que inclusive é considerado um crime ambiental, conforme Lei 9.605 de fevereiro de 1988.

Na área rural, as pessoas devem evitar colocar fogo na mata, porque as queimadas podem promover a extinção de algumas espécies de árvores e mesmo de animais, que acabam morrendo queimados ou asfixiados pela fumaça.

Odair lembra ainda que é valiosa a técnica de promoção nesse período a promoção de aceiros, que é quando raspa-se preventivamente uma área de vegetação de forma que se forme uma área de isolamento entre as vegetações, evitando, assim, a passagem do fogo.

Os incêdios são comuns na zona rural durante a estiagem

FASES DA OPERAÇÃO CORTA-FOGO – Entenda abaixo como funciona cada fase da operação Corta-fogo:

- Fase verde(janeiro a março; novembro e dezembro);

A primeira etapa, entre os meses de janeiro e março, é dedicada às atividades de planejamento e início das medidas de prevenção e preparação. No final do ano (meses de novembro e dezembro) é realizada uma avaliação da temporada de incêndios e são iniciados os preparativos para o ano seguinte;

- Fase amarela(abril e maio);

Requer foco nas ações preventivas e de preparação para enfrentar os incêndios florestais. Durante os meses de abril e maio, as atividades de treinamento, capacitação, elaboração e revisão de planos preventivos e de contingência ganham prioridade;

- Fase vermelha(junho a outubro);

Entre os meses de junho e outubro é ativada a fase vermelha da Operação. As ações de combate ao fogo e de fiscalização repressiva são priorizadas e as estratégias de comunicação e campanhas preventivas ganham reforço.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet