Piracicaba

.: Dia nacional: agentes da autoridade de trânsito organizam tráfego em vias e salvam vidas

Data: 23/09/2022

Autor: Texto: Sabrina Franzol / Fotos: CCS

Eles dedicam a vida à organização do tráfego de veículos, ciclistas e pedestres em todo o país e têm um dia em homenagem ao trabalho que realizam, que é hoje, 23 de setembro, o Dia Nacional dos Agentes da Autoridade de Trânsito. Em Piracicaba, existem 59 agentes de trânsito que integram a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes). Além deles, há cerca de 130 GCMs (Guardas Civis Municipais) habilitados para esse trabalho. A data faz parte do calendário oficial da Semana Nacional do Trânsito, que começou no dia 18 e segue até domingo, 25/09, com diversas ações envolvendo esses profissionais para a segurança e educação no trânsito, evitando acidentes e salvando vidas.


Agentes de trânsito atuam em ruas e avenidas organizando o tráfego

O Dia Nacional dos Agentes da Autoridade de Trânsito foi instituído pela Lei nº 12.821, de 5 de junho de 2013, com o objetivo de homenagear os profissionais que atuam na fiscalização, no controle e na operação de trânsito, competentes para emitir autos de infração e para procedimentos decorrentes deles.

“Somos os profissionais que a população encontra ao sair de casa todas as manhãs. Estamos presentes nas ruas e avenidas tentando garantir melhor fluidez no trânsito. Costumamos nos posicionar próximo a escolas, hospitais e creches. Atendemos obstruções na via com detritos, óleo, veículos quebrados. Somos sempre os primeiros a chegar nos acidentes com ou sem vítimas, sinalizamos o local, acionamos o socorro, emprestamos nosso celular particular para informar a um parente ou para acionar o guincho”, explicou o supervisor geral de trânsito municipal, Eliezer de Castro, que atua há mais de duas décadas como agente.


Agentes de trânsito também realizam ações educativas

Segundo Castro, o trabalho dos Agentes da Autoridade de Trânsito é regido nas prerrogativas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), SUSP (Sistema Único de Segurança Pública); Constituição Federal, Resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), portarias da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito.

Segundo a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira, os agentes de trânsito têm como uma de suas missões salvar vidas. “Esses profissionais promovem a segurança e são provedores da mudança de comportamento que a população precisa para que acidentes sejam evitados. Trabalham no Carnaval, Natal, Ano Novo e diversas outras datas comemorativas. Eles precisam e merecem respeito”, falou, acrescentando que existem aproximadamente 270 GCMs em capacitação para o trabalho de agente de trânsito.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet