Piracicaba

.: EM Professor João Batista Nogueira celebra 100 anos de fundação

Data: 22/09/2022

Autor: Texto: Ygor Gimenez/ SME - Fotos: Fábio Lisboa/SME

Completar 100 anos é um marco. Contribuir para um mundo melhor, moldar pessoas, formar cidadãos é algo especial e de notória importância. Isso é o que a Escola Municipal Prof. João Batista Nogueira, no Santa Terezinha, vem realizando durante o último século.

Fundada em 28/09/1922, na semana que vem, a unidade, que atende mais de 500 alunos, completa 100 anos, e a equipe gestora da unidade preparou para sábado, 24/09, uma festa para celebrar com a comunidade todos esses anos de muito zelo e dedicação no desenvolvimento dos estudantes.


EM Prof. João Batista nogueira fica no bairro Santa Teresinha, e carrega historia de gerações entre alunos e funcionários.

O início das comemorações será às 12h, durante a sessão solene, na unidade, com as presenças do prefeito Luciano Almeida, do vereador Felipe Jorge Dario, do secretário municipal de Educação, Bruno Cezar Roza, do secretário de Governo, Carlos Alberto Lordello Beltrame, e da diretora da unidade, Elizandra Moreno, seguido da apresentação do histórico da unidade. O evento terá a presença do violinista Luís Fernando Dutra, que fará uma apresentação em homenagem à escola. As comemorações seguirão no decorrer da tarde, com música ao vivo e apresentações artísticas dos alunos da unidade, além de sorteios e premiações.

 A festa ainda contará com a venda algodão-doce, cachorro-quente, caldo de cana, cuscuz, doces, espetos, pastel, pipoca, refrigerante, sorvetes e barracas de brincadeiras. Toda a arrecadação será convertida para o conselho da escola.


Atualmente a unidade atende cerca de 500 alunos  divididos em 16 turmas

 “É com muita alegria e responsabilidade que faço parte desta data tão especial para essa escola maravilhosa. Estive aqui na direção em 2015 e retornei em 2020, durante a pandemia. Tenho uma equipe comprometida, que se dedica diariamente para o aprendizado e bem-estar dos alunos. Tenho pais participativos que caminham na mesma direção da escola. Alunos empenhados e educados. Uma escola com enorme potencial para crescer. Os 100 anos deixaram marcas em todos que passaram por aqui e as pessoas deixaram suas marcas também, alguns dedicaram parte da vida trabalhando nesta escola. Tenho a certeza que os próximos 100 anos serão ainda melhores”, festeja a diretora da unidade, Elisandra Moreno.

HISTÓRICO - A unidade de ensino surgiu em um período de ebulição política e cultural, no ano da Semana de Arte Moderna, 1922, quando, na época, houve uma expansão na área educacional no Município, com a instalação do laboratório de pesquisas da Escola Luiz de Queiroz e também a inauguração de várias unidades escolares. A Escola João Batista Nogueira já funcionava antes mesmo da construção do prédio, em um salão sem divisão entre as salas com o nome Grupo Escolar Guamium.

A denominação atual foi promulgada pelo decreto publicado em 8 de maio de 1943, no qual o Grupo Escolar Guamium passou a chamar-se Grupo Escolar Prof. João Batista Nogueira, em homenagem ao educador nascido em Taubaté e que, em 1889, veio lecionar na Escola Complementar de Piracicaba e, com a transformação desse estabelecimento em Escola Normal, passou a ensinar geografia e história.


A equipe gestora da unidade, durante a municipalização da escola em 1999, participou de evento sobre o centenário da unidade

Com o desdobramento dessa disciplina em duas, ficou com o encargo de lecionar geografia, missão que desempenhou até a aposentadoria, em 1932. O professor faleceu em 1934, sendo sua morte muito sentida na localidade, onde ao longo da sua trajetória docente, devido seu amor ao ensino, havia conquistado muitos amigos.

Até 1999, a unidade escolar pertenceu à rede estadual e, a partir de 2000, passou a ser administrada pelo município, cuja denominação foi alterada para Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº João Batista Nogueira. Diante das constantes mudanças ocorridas recentemente no cenário da educação, a partir de 2005 a escola passou a desenvolver a alfabetização logo aos 6 anos e, em 2007, a Rede Municipal de Ensino implementou o Ensino Fundamental de 9 anos.

“Para a nossa rede é digno de orgulho contarmos com uma unidade que traz essa rica bagagem. Deixo o nosso reconhecimento público pelo trabalho de todos os colaboradores que por lá fizeram história e legado. Meu reconhecimento especial para toda a equipe que não mede esforços para trazer o melhor ensino aos nossos alunos. Vida longa à Escola Municipal Professor João Batista Nogueira”, pontua o secretário Bruno Roza.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet