Piracicaba

.: Espetáculos do 13º Festival Nacional de Teatro de Piracicaba movimentam o final de semana

Data: 29/11/2018

Autor: Assessoria Fentepira

Fomentar a cena teatral local ao promover apresentações de grupos da cidade e de fora, e democratizar o acesso à arte por meio de apresentações gratuitas. Esses são os objetivos da 13ª edição do Festival Nacional de Teatro de Piracicaba — Fentepira, cujas debatedoras são Juliana Calligaris e Erika Cunha. Cinco espetáculos agitam o município até o dia 4 de dezembro. A entrada é gratuita.

Colônia, da META Produções Artísticas

Na sexta-feira, 30, o Floreia Teatro Espaço de Arte recebe, às 20h, a peça Colônia (adulto), da META Produções Artísticas, do Rio de Janeiro (RJ). A encenação, dirigida por Vinicius Arneiro e protagonizada por Renato Livera, concretiza a metáfora da exclusão que a sociedade produz na relação com a diferença. Ambientada numa espécie de conferência, Colônia guarda horizontes para o desmembramento de uma realidade social histórica e convida a plateia a acompanhar a evolução de um pensamento que habita o espaço úmido entre o conceito e a poesia.

Já no sábado, 1º/12, às 21h30, ocorre, no Teatro do Eca Guarantã, Afinação I (adulto), monólogo dirigido e protagonizado por Georgette Fadel, de São Paulo (SP). No espetáculo, a atriz corporifica Simone Weil, pensadora e professora francesa, ministrando uma espécie de conferência sobre a relação entre opressão e sofrimento, bem como sobre o impressionante boicote ao pensamento racional.

Romeu e Julieta

O Parque da Rua do Porto (próximo ao Casarão do Turismo) recebe dois espetáculos no domingo, 2: Romeu e Julieta (adulto), da Cia Talagadá, de Itapira (SP), às 15h, e Areôtorare – O Verbo Negro e Bororo do Índio Profeta (livre), do Grupo Teatro Imaginário Maracangalha, de Campo Grande (MS), às 17h.

Dirigido por Valner Cintra, o primeiro consiste em uma adaptação do clássico de William Shakespeare, na qual, em meio ao lixo e às tralhas, cinco moradores de rua tentam subverter tal situação por meio do universo lúdico, onde suas figuras grotescas interpretam a si mesmas, utilizando-se de objetos, de instalações, de assemblagens e de música. Fernando Cruz é o diretor da segunda peça, que revisita as obras “Areôtorare” (1935) e “Sarobá” (1936,) do escritor modernista Lobivar Matos (1915-1947), nascido em Corumbá (MS), e aborda as relações humanas e sociais do seu tempo.

Por fim, na terça, 4, ocorre, às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (Av. Independência, 277) o espetáculo convidado Os Que Têm a Hora Marcada (adulto), da Cia Estável de Teatro, de Piracicaba. Dirigida por João Scarpa, a peça conta a história de uma população que vive em aparente tranquilidade, já que todos sabem exatamente quando vão morrer e, com isso, conseguem programar sua existência. Porém, quando a personagem Cinquenta começa a duvidar da forma de vida e propõe uma revolução, toda a sociedade, que parecia organizada, começa a ruir.

Serviço – 13º Festival Nacional de Teatro de Piracicaba. De 26/11 a 04/12. Programação gratuita. Informações: (19) 3413-5212 / 3434-2168 ou www.fentepira2018.com.br/.

Programação:

30/11 (sexta-feira)

20h - Colônia, de autoria da META Produções Artísticas, do Rio de Janeiro.

Local: Espaço Floreia (rua Maria Manieiro, 77, Vila Rezende)

1º/12 (sábado)

21h30 - Afinação I, do Grupo Metropolitana Gestão Cultural de São Paulo.

Local: ECA Guarantã (rua Santa Lídia, 548 – Areião)

02/12 (domingo)

15h - Romeu e Julieta, da Cia Talagadá, de Itapira.

Local: Parque da Rua do Porto (próximo ao Casarão do Turismo)

17h - Areôtorare O Verbo Negro e Bororo do Índio Profeta, do Grupo Teatro Imaginário Maracangalha, de Campo Grande.

Local: Parque da Rua do Porto (próximo ao Casarão do Turismo)

04/12 (terça-feira)

20h - Os Que Têm A Hora Marcada (adulto), da Ceta, da Companhia Estável de Teatro.

Local: Teatro Municipal Dr. Losso Netto

 

 

 

 

Fonte: SemacTur

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





1 + 1

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





1 + 1

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2018 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet