Piracicaba

.: Estação da Paulista recebe show Sons de Liberdade

Data: 22/09/2022

O quarteto formado por Ernani Teixeira (violino), Marcelo Modesto e Beto Kobayashi (violões ciganos) e Daniel Pezim (contrabaixo acústico) apresenta o show Sons de Liberdade no dia 25/9, domingo, às 16h, no Centro Cultural Maria Dirce Camargo, na Estação Paulista, com entrada gratuita. O show foi contemplado com o Proac e a apresentação tem apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac).

A produção foi idealizada e concebida pelo violinista, compositor, arranjador, pesquisador e produtor musical Ernani Teixeira, que propõe ao público uma viagem musical através do tempo, guiada pelo elo entre a música e a resistência política em diferentes momentos históricos no Brasil e no mundo. 

O quarteto se apresentará no domingo na Estação da Paulista

Sons de Liberdade apresentará versões instrumentais das principais canções do movimento Zazou e também interpretações em swing manouche dos mais famosos temas de resistência e protesto. Compõem o repertório grandes nomes da época, como Charles Trenet, Johnny Hess, Alix Combelle e Georgius, mesclando-se com Chico Buarque, Caetano Veloso, Geraldo Vandré e João Bosco, passando pelos anos 1980, com Legião Urbana e Titãs (e até mesmo uma homenagem dos Pet Shop Boys ao movimento Zazou), e chegando até o presente com Elza Soares, Caio Prado, Arnaldo Antunes, Pitty, Daniela Mercury, refrões de sambas-enredos e temas de hip-hop e de funk carioca que reverberam essa mesma mensagem de protesto contra a opressão e resistência criativa, celebrando a vida. O nome Zazou foi dado a partir de uma chanson de Johnny Hess, referindo-se aos jovens franceses que ouviam o swing americano Zaz Zuh Za. 

PESQUISA - Ernani Teixeira concebeu o espetáculo a partir de uma profunda pesquisa histórica e com foco no significado das músicas e suas letras. Neste processo, traduziu e transcreveu todas as obras que sequer tinham mais partituras, realizou os arranjos vertendo as músicas modernas para linguagem dos anos 1930-40, além da pesquisa iconográfica para compor telas que serão projetadas durante a execução dos 16 números musicais.

O líder do quarteto faz questão de destacar que Sons de Liberdade não é um show de jazz convencional. É um espetáculo em que boa parte das músicas bastante conhecidas do público - e que não são jazz - "vestem-se" de jazz.

SERVIÇO - Show Sons de Liberdade. Dia 25/9, domingo, às 16h, no Centro Cultural Maria Dirce Camargo na Estação Paulista, localizado na avenida Dr. Paulo de Moraes, 1.580, com entrada gratuita. Duração: 80 minutos. Classificação: Livre.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet