Piracicaba

.: Estação da Paulista tem exibições gratuitas de filmes sobre a música piracicabana

Data: 05/02/2019

Autor: Rafael Bitencourt / Foto: Alma Filmes

Com o objetivo de evidenciar as tradições locais, a célula MISP (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), localizada na Estação da Paulista, realiza cinco sessões em que serão exibidos os filmes Cururu Piracicabano e Musicalidade Piracicabana, ambos dirigidos por André Boaretto. A primeira exibição acontece nesta quarta-feira, 6/2, às 14h. A entrada é gratuita.

Tato Cruz, do Falamansa - um dos entrevistados no documentário

As próximas sessões, todas sem custos ao público, acontecem ao longo das próximas quartas-feiras, dias 13/2, 20/2, 27/2 e 6/3, sempre às 14h e compõem o projeto Cururu na Praça: Tradição e Contemporaneidade, financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Prefeitura Municipal de Piracicaba e Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), com coordenação de André Boaretto.

Musicalidade Piracicabana traz um panorama da música na cidade, ao abordar o folclórico, o popular e o erudito, buscando investigar a diversidade e a qualidade da produção local. Há depoimentos de importantes nomes da música, como Jamil Maluf, Tato Cruz (Falamansa), Alessandro Penezzi e Ernst Mahle. Já “Cururu Piracicabano” foca em depoimentos de personagens conhecidos do estilo musical, como Toninho da Viola, Jonata Neto, Dirceu Chiodi e Moacir Siqueira.

“O objetivo é levar uma fatia tão expressiva da nossa rica cultura para as pessoas, por meio da linguagem audiovisual. Assim, além de auxiliar na difusão das nossas tradições, podemos incentivar a troca de saberes e a formação de público, por meio de uma linguagem atual, o audiovisual, tão presente em nosso dia a dia, que é informativo e também um meio de entretenimento de fácil assimilação. É uma ação que une tradição e contemporaneidade”, afirma Boaretto.

APRESENTAÇÕES MUSICAIS – O projeto “Cururu na Praça: Tradição e Contemporaneidade” promove ainda apresentações com grandes nomes do cururu, realizadas no coreto da Praça José Bonifácio, no centro de Piracicaba. As próximas datas são: 9, 16 e 23 de fevereiro (sábados), sempre às 10h, e com entrada gratuita.

Consciente da importância da linguagem audiovisual nos dias de hoje, as apresentações serão gravadas e o material será disponibilizado à célula MISP e, conseqüentemente, à Prefeitura de Piracicaba, permitindo assim, a viabilização de pesquisas futuras sobre a rica temática.

SERVIÇO - Exibições dos documentários Musicalidade Piracicabana e Cururu Piracicabano” Dias: 06/02, 13/02, 20/02, 27/02 e 06/03, sempre às 14h, na Estação da Paulista. Entrada gratuita.

 

Fonte: Assessoria Projeto FAC

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





8 + 4

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





8 + 4

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2019 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet