Piracicaba

.: ETECs ampliam atuação na cidade

Data: 09/10/2017

Autor: Sabrina Rodrigues Bologna: 31076

Uma parceria entre Prefeitura, Centro Paula Souza e Secretaria de Estado de Educação vai descentralizar a oferta de cursos profissionalizantes ministrados pela Etec (Escolas Técnicas Estaduais) para as escolas Estaduais Catarina Paschoal Padovani e João Sampaio, nas regiões de Santa Teresinha e Vila Cristina, respectivamente. A parceria foi articulada pelo Prefeito Barjas Negri com os diretores das Etecs Fernando Febeliano da Costa e Ary de Camargo Pedroso e com a Diretoria de Ensino de Piracicaba. Para o início de 2018 estão programadas a oferta de 40 vagas para o curso de administração em cada escola.

A descentralização é o curso mais perto do aluno, explica Fábio Negreiros, dirigente regional de Ensino. “Em primeiro lugar é o curso mais próximo do aluno, com ampliação da oferta e menos custo para o aluno, que gastará menos dinheiro e tempo com transporte. Além disso é a oportunidade de otimizar o uso das escolas estaduais, com cursos profissionalizantes”, afirmou.

Klauber José Marcelli, diretor da Etec Fernando Febeliano da Costa, explica que os cursos oferecidos terão o mesmo modelo, mesmo currículo e o mesmo corpo docente da Etec. “É a oportunidade de otimizar os espaços físicos das escolas estaduais com os cursos profissionalizantes, tudo com a expertise das Etecs. A gente dinamiza os setores e atende as comunidades destas regiões, que tem uma densidade demográfica tão alta, que mais parecem cidades.”

Gabriela Zanin de Castro Vasconcelos, diretora da Etec Ary de Camargo Pedroso, vê a descentralização como uma 'ação fantástica', porque leva o curso mais próximo das comunidades. “Esta facilitação não só oportuniza como possibilita que muitos acessem os cursos, algo que poderia não acontecer por conta de falta de tempo de locomoção para se dirigir às unidades de Etec e mesmo por uma questão financeira de gasto com transportes”, disse.

Negreiros explica ainda que a ideia de unir otimização de espaço com expertise da Etec para atendimento de uma demanda reprimida por qualificação nestas comunidades foi iniciativa do Prefeito Barjas Negri. “Foi ele que teve a ideia e nos chamou para saber se era possível colocar em prática esta descentralização”, contou.

Oitenta vagas – As 80 vagas que serão disponibilizadas pelas Etecs integrarão o vestibulinho da Escola técnica, que acontece no final deste ano. As 40 vagas noturnas oferecidas na Escola Estadual João Sampaio serão de responsabilidade da unidade Ary de Camargo Pedroso. As outras 40 vagas noturnas na Escola Catarina Paschoal Padovani ficarão a cargo da unidade Fernando Febeliano da Costa.

Para o segundo semestre de 2018, o curso oferecido será de logística. Ainda estão na programação do ano posterior a oferta de cursos de informática e contabilidade.

O público-alvo são alunos oriundos das Escolas Públicas de Ensino Médio. Na região da Vila Cristina estão incluídos alunos dos bairros Vila Cristina, Pauliceia, Itapuã, São Jorge, Santo Antônio, Campestre, Serrote, Costa Rica e Anhumas. Na Região de Santa Teresinha, alunos dos bairros Parque Piracicaba, Santa Teresinha, Vila Sônia, Vila Industrial, Alto do Piracicaba, Jardim Gilda, Vila Fátima, Santana e Santa Olímpia, Artemis e Charqueada.

 

 

Fonte: CCS

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





5 - 4

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





5 - 4

Logo comemorativo Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet