Piracicaba

.: Exposição virtual dá início às comemorações dos 50 anos do Salão de Humor

Data: 08/06/2022

Autor: Sabrina Franzol

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba completa meio século de fundação no próximo ano. Para celebrar a data, foi criada a exposição virtual 50 Anos 50 Mãos, composta por 50 obras/releituras do logotipo da mostra internacional, produzidas por 50 profissionais das artes gráficas que já participaram do evento. Os trabalhos podem ser vistos gratuitamente no site do Salão (salaointernacionaldehumor.com.br), na aba homônima à exposição.

Realizado pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba), o Salão Internacional de Humor de Piracicaba está consolidado como uma das vitrines de artes gráficas mais antigas do mundo, nutrindo um espaço de reflexão, discussão e inovação sobre a arte e humor.

De acordo com o diretor do Salão, Junior Kadeshi, diversas atividades estão em planejamento para a comemoração dos 50 anos da mostra. “É preciso celebrar esse meio século de fundação do Salão, que todos os anos revela novos talentos e dá visibilidade aos artistas, por isso, já começamos as celebrações e estamos planejando diferentes ações para o próximo ano”, disse.

Segundo o secretário da Semac, Adolpho Queiroz, exposições no ambiente digital democratizam o acesso ao Salão. “O Salão é piracicabano, mas se desenvolveu com o mundo, cresceu e agora está completando 50 anos, então, é fundamental que pessoas de todos os lugares tenham acesso a ele”, falou.

Os trabalhos que compõem a exposição virtual 50 Anos 50 Mãos são de desenhistas, cartunistas, designers e ilustradores que já foram premiados, integraram comissões organizadoras ou também ilustraram cartazes de edições anteriores da mostra. O logotipo do Salão foi criado a partir do troféu desenvolvido por Zélio Alves Pinto, artista gráfico, escritor, caricaturista e ilustrador brasileiro, que foi um dos fundadores do Salão.

Entre as releituras disponíveis para visualização no site estão obras assinadas por Laerte, Baptistão, Fausto Longo, JAL, Synnöve, Paffaro, Rucke e Dalcio. Elas fazem referência à música erudita, ao circo, ao Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, à pandemia e também ao Abaporu, famosa pintura a óleo da artista brasileira Tarsila do Amaral.

Releitura produzida por Fausto Longo faz referência à Abaporu, famosa pintura a óleo da artista brasileira Tarsila do Amaral

“Todos os artistas convidados têm 100% de liberdade para criar a releitura, cada um com seu estilo e linguagem própria”, comentou o publicitário Mateus Piffer Jr., diretor executivo da agência de conteúdo digital Neurônio Adicional, responsável pelo desenvolvimento do site do Salão e patrocinadora oficial do evento há mais de uma década.

Ainda conforme Piffer Jr., o foco do site, que foi repaginado neste ano, é a interatividade e a originalidade, por isso a exposição 50 Anos 50 Mãos é dinâmica, com a publicação, a cada 15 dias, da obra de um novo artista. “Planejamos a mostra de modo que a exposição fique completa com as 50 releituras justamente na época do lançamento da 50ª edição do salão em 2023. Nosso intuito é manter o site sendo visitado durante todo o ano e não somente o tempo da exposição oficial”, explicou.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o 49° Salão Internacional de Humor de Piracicaba estão abertas. O prazo para se inscrever é 18 de junho. Cada artista pode enviar no máximo três obras por categoria (cartum, charge, caricatura, tiras/HQ, Saúde Unimed e temático E-Commerce. A premiação total é de R$ 55 mil. O regulamento completo está em salaointernacionaldehumor.com.br.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet