Piracicaba

.: Confira as exposições, peças de teatro e programas de lazer deste fim de semana na cidade

Data: 14/07/2017

Autor: Matheus Souza | MTB: 77.282/SP

O fim de semana vem aí e com ele a cidade conta com excelentes atrações culturais e de lazer para toda a família,  nos espaços administrados pela prefeitura, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e do Turismo). São exposições de arte e apresentações de teatro, todas gratuitas, além de passeios e programas de lazer já conhecidos do público. 

Escolha suas atrações gratuitas e bom fim de semana pra você!

A Pinacoteca Municipal Miguel Dutra (rua Moraes Barros, 233, Centro), sedia até o dia 29 de julho a exposição "Arte em Bronze". A exposição, comemorativa aos 250 anos de Piracicaba, reúne 37 obras, assinadas por 34 artistas plásticos brasileiros, todas em bronze. No sábado, das 14h às 18h, com entrada gratuita.  

Arte em Bronze na Pinacoteca: 37 obras assinadas por artistas plásticos de renome nacional (foto: Fábio Rontani)

A Casa do Povoador (avenida Beira Rio, 800), exibe até o dia 30 a exposição "A Arte de Araken Martins". Com curadoria de Cecílio Elias Netto e organização de Everson Bonazzi. A mostra é composta por 48 trabalhos, em sua grande maioria gravuras, e faz um apanhado da extensa carreira do artista plástico, falecido no ano passado. Sábado, das 9h às 13h, com entrada gratuita. 

Araken Martins notabilizou pelas gravuras em toda sua carreira artística. Exposição fica na Casa do Povoador até o fim do mês (Foto: Matheus Souza)

No Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641), o público pode conferir a exposição “Revolução Constitucionalista de 32”.  A mostra conta com diversos tipos de materiais utilizados nos confrontos entre as tropas paulistas e as forças do governo de Getúlio Vargas. São imagens, medalhas, do nacionalcumentos, peças de uso cotidiano das tropas, indumentárias, dentre outros objetos. Sábado, das 9h às 13h, com entrada gratuita. 

Exposição no Museu Prudente traz a história de um dos principais capítulos da história paulista (foto: Maurício Beraldo)

O Quiosque da Leitura (Parque da Rua do Porto) é um atrativo aos frequentadores do parque aos domingos, que têm à disposição jornais do dia, revistas e um acervo de cerca de 800 títulos de literatura infantil, juvenil e adulta, nacionais e internacionais. O espaço é mantido pela equipe da Biblioteca Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”. Sempre aos domingos, das 8h30 às 12h, na Área de Lazer do Parque da Rua do Porto (ao lado dos Pedalinhos). 

Quiosque da Leitura: um programa diferente para leitores de todas as idades nas manhãs de domingo na Área de Lazer

O Teatro Erotides de Campos, no Parque do Engenho Central, apresenta neste domingo (16) a peça infantil "Alice no País das Maravilhas". A peça conta a história de Alice, uma menina curiosa e inteligente que cansada do seu mundo monótono de estudos e livros sem gravuras, acaba caindo no fantástico País das Maravilhas após seguir um coelho muito atrasado. O espetáculo é integrante do programa Diversão Em Cena, da ArcelorMittal. Horário: 16h. Ingressos Gratuitos: Retirar na bilheteria do Teatro com uma hora de antecedência ou reservar pelo site www.sympla.com.br. Duração: 50 minutos. Classificação: Livre.

Alice no País das Maravilhas é a atração deste domingo no Teatro Erotides de Campos, no programa Diversão em Cena, da ArcelorMittal

Ainda no Parque do Engenho Central, o Afropira realizada a primeira edição do Fenacap (Festival Nacional de Capoeira de Piracicaba). A iniciativa tem por objetivo valorizar uma das principais manifestações artísticas da cultura afro-brasileira. São apresentações, competições e oficinas de capoeira, makulelê e samba de roda, todas gratuitas. No sábado, a partir das 9h e domingo, a partir das 14h, no Armazém 14. 

Festival Nacional da Capoeira de Piracicaba tem por objetivo difundir e valorizar a expressão artística afro-braasileira em Piracicaba

Outras atrações turísticas!

Elevador Turístico “Alto do Mirante”: localizado na ponte Caio Tabajara Esteves de Lima, que faz a ligação entre a região central e Vila Rezende, funciona sempre aos sábados, domingos e feriados, e oferece uma visão em 180º da cidade e do rio Piracicaba. A visitação é gratuita e o horário de funcionamento é das 10h às 18h.

Trenzinho Turístico: com partidas regulares da avenida Beira Rio, o Trezinho Turístico faz um passeio pela região à beira do Rio Piracicaba e bairros vizinhos, passando pelas avenidas Juscelino Kubitschek, Dona Francisca, Barão de Serra Negra e Beira Rio. Sempre aos sábados, domingos e feriados, a partir das 10 horas. Tempo estimado do passeio de 20 a 30 minutos. Capacidade: 50 pessoas. Valor do ingresso: R$ 7,00. 

Pedalinhos: localizados no lago do Parque da Rua do Porto, os Pedalinhos podem ser utilizados sempre aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Tempo de passeio: 15 minutos. 

Passeio de Barco: com saída do Píer Municipal, o Passeio de Barco leva os visitantes a conhecerem um pouco mais o rio Piracicaba, oferecendo uma visão diferente da região da Rua do Porto. Tempo estimado do passeio: 15 minutos. Dias /Horários: sábados, domingos e feriados, das 8h às 19h. 

Fonte: Ascom/SemacTur

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





3 + 1

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





3 + 1

Logo comemorativo Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet