Piracicaba

.: Faixas elevadas são aprovadas pelos pedestres

Data: 11/04/2019

Autor: Texto: CCS Fotos: Justino Lucente

Piracicaba já conta com mais 23 faixas elevadas para travessia de pedestres na cidade, instaladas pela Prefeitura por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), desde o ano passado. Os dispositivos têm a aprovação da população, principalmente para a passagem com segurança nos horários de picos e em vias de grande fluxo. Desse número, 20 integram o pacote de pequenas remodelações da Pasta, e outras três foram instaladas por meio de convênio com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo. Mais 30 locais serão beneficiados neste ano.

Faixa elevada na avenida Manoel Conceição, em frente à Escola Municipal Pedro Baron, na Vila Rezende

A instalação segue a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nº 738/2018, que estabelece normas e critérios para o dispositivo. Entre os principais benefícios estão a melhoria da acessibilidade, conforto e travessia com mais segurança para os pedestres e pessoas com deficiência. Cada estrutura possui 4 metros de largura, a altura acompanha a guia existente, com cerca de 15 cm, e rampas de 1,5 metro de extensão.

A escolha dos locais na cidade foi realizada pelo setor de Engenharia da Semuttran, que considerou critérios como fluxo, indicações via SIP-156, lideranças e vereadores. “Consultamos também o Condef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento das Pessoas com Deficiência) para identificarmos locais com maior necessidade, atendendo sempre a resolução do Contran”, explicou o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira.

O pacote ao qual pertence as faixas elevadas está em execução e contempla ainda melhorias viárias em 19 locais, com investimento total de R$ 1 milhão. As faixas elevadas já foram instaladas na avenida Dois Córregos (2), rua Baronesa Dona Rita, rua Gonçalves Dias, rua Dr. Jorge Augusto da Silveira, avenida Dona Lídia, rua Maria Isabel do Carmo Garcia, rua Antonio Elias (2), rua Dom João Bosco, rua João Conceição, rua 23 de Maio, rua Santa Catarina (2), rua Dino Bueno, rua do Trabalho, avenida Conceição (UPA Vila Rezende), rua Rio Grande do Norte, rua Almirante Barroso e rua Branca Azevedo (Santa Rosa).

Rua Dr. João Conceição, ao lado da Estação da Paulista, também ganhou faixa elevada: facilidade para travessia

APROVADA - A advogada Bruna Marconato, 38, aprovou a faixa em frente à casa de seus pais, na avenida Conceição, Vila Rezende, em frente à UPA da Vila. “A viabilidade (da faixa) é boa e ajuda principalmente os pacientes que procuram a UPA”, disse.

Na avenida Manoel Conceição, também Vila Rezende, em frente à Escola Municipal Pedro Baron, a faixa elevada acompanha um semáforo de pedestres para auxiliar no trânsito, principalmente na saída dos alunos e nos horários de pico. A auxiliar de expedição Ana Lúcia Camargo, 47, que reside na região, explica que o dispositivo é importante. “O pessoal passava correndo com o carro e agora ficou bem melhor para atravessar. Antes tínhamos que atravessar correndo e agora ficou mais seguro”, completou.

Ana Lúcia Camargo disse que a faixa elevada é respeitada pelos motoristas

Para a estudante Bárbara Garcia Machado, 21, a avaliação também é positiva. “Sou pedestre e ciclista, e a faixa elevada obriga a parada dos carros para as pessoas passarem. É uma avenida com grande fluxo”, disse ela, se referindo à avenida Manoel Conceição.

SEGUNDA ETAPA - A Prefeitura, por meio da Semuttran, também iniciou o segundo pacote de melhorias e pequenas remodelações viárias. Neste, além de serviços de remodelação viária em 18 locais, estão incluídos serviços de acessibilidade em calçadas no município. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Educação e Manutenção do Trânsito, com recursos de multas de trânsito município.

Faixa em frente ao Supermercado Jaú Serve, na rua Dr. Dom João Bosco: antes, pedestres tinham de correr para atravessar

Fonte: CCS

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





2 + 2

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





2 + 2

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2019 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet