Piracicaba

.: Família Acolhedora realiza inscrição de novas famílias a partir de amanhã

Data: 10/09/2019

Autor: Sabrina Rodrigues Bologna: 31076

Piracicaba, 10 de setembro de 2019 – Começa amanhã (11/09) as inscrições de novas famílias para compor o quadro de parceiros do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. A inscrição será feita no próprio serviço de até dia 05 de outubro.

Para ser uma Família Acolhedora é necessário ser maior de 25 anos, ter uma diferença mínima de 16 anos do acolhido, morar em Piracicaba, sem perspectiva de mudança nos próximos três anos; ser idôneo e com gozar de boa saúde física e mental; não possuir no seu núcleo familiar pessoa com problemas psiquiátricos ou dependência de álcool e outras drogas; ter disponibilidade para participação sistemática do processo de capacitação e seleção, além de outras eventuais atividades no serviço e contar com a anuência de todos os membros da família, que deve ser manifestado à equipe durante o processo de seleção.

Além dos requisitos listados, a família deve ter disposição afetiva e emocional para acolher uma criança sem o intuito de adotá-la, já que entre as condicionalidades para ser uma família acolhedora está a de não possuir inscrição em cadastro de adoção.

Após o período de inscrição e seleção, será feita uma capacitação das famílias, com temas relacionados ao acolhimento. Conforme explica Carla Gonçalves Marques, a capacitação é uma preparação para o exercício dessa guarda especial: “A capacitação tem o objetivo de promover espaço para o autoconhecimento, a troca de experiências e de conhecimento, fundamentais na preparação dessas famílias para o exercício dessa função.” Entre os possíveis conteúdos estão a explicação das políticas públicas relacionadas ao o que é: o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o acolhimento familiar como medida protetiva, entre outros temas afins.

Para Eliete Nunes, Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o serviço de Família Acolhedora, dentre as modalidades de acolhimento existentes, é a melhor para o desenvolvimento da criança. “Nós entendemos que neste momento de tempestade na vida destas crianças e adolescentes, é o que há de melhor para o desenvolvimento das crianças, porque garante o convívio familiar e comunitário”.

Família Acolhedora - O Serviço Família Acolhedora é de execução direta da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), com a finalidade de proporcionar acolhimento familiar a crianças e adolescentes que necessitem ser afastados de sua família de origem em decorrência de medida de proteção por determinação judicial. Atualmente o serviço tem 19 famílias acolhedoras cadastradas e doze delas estão com crianças ou adolescentes acolhidos. Durante todo período de acolhimento, tanto a família acolhedora como a família de origem são acompanhadas por uma equipe técnica especializada, para orientação e apoio psicossocial. Também são acompanhadas atualmente três crianças, que estão na fase de desacolhimento e retornaram ou para a família de origem ou para família extensa (avós, tios, etc).

A sede do serviço está localizada na Rua Coronel João Mendes Pereira de Almeida, 200 – Nova América. O telefone para contato é (19) 34220621 e o e-mail é familiaacolhedora@piracicaba.sp.gov.br.

 

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





10 - 2

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





10 - 2

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2019 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet