Piracicaba

.: Funcionários da Semutri doam sangue no mês de junho

Data: 16/06/2017

Autor: Sabrina Rodrigues Bologna

Para ajudar a repor os estoques do Hemonúcleo de Piracicaba, 20 servidores da Secretaria Municipal de Transportes Internos (Semutri) estão doando sangue neste mês de junho, quando é realizada a campanha Junho Vermelho. O número corresponde a 25% dos servidores da Secretaria.

A ação partiu de funcionários da parte administrativa, que mobilizaram trabalhadores dos setores administrativo, financeiro, da frota, do posto, da oficina e do depósito.

“Nós queremos divulgar a ação para que outros também mobilizem seus funcionários”, explica Luís Carlos dos Santos Coelho, responsável pelo Núcleo de Apoio Administrativo da Semutri. A adesão, que é voluntária, é considerada importante também para Alan Louzada, encarregado de equipe. “Creio que quem pode, e não tem nenhuma restrição, é importante colaborar. Um dia podemos ser nós ou nossos familiares que precisem deste local, que ajuda tantas pessoas”.

Para doar sangue em Piracicaba, os interessados podem procurar o Hemonúcleo de Piracicaba, localizado na Santa Casa, na avenida Independência, 953, de segunda à sexta, das 7h30 às 13h.

São condições básicas para doação ter entre 18 e 69 anos, e pesar mais de 50 quilos. Apesar de pessoas até 69 anos poderem doar, não será permitida a doação com mais de 60 anos se for a primeira. O doador não deve estar em jejum, mas deve evitar alimentos gordurosos e, se for após o almoço, aguardar três horas. Também deve estar descansado e, se for fumante, não fumar por duas horas antes e depois. O intervalo de doação varia entre homens e mulheres e também idosos, conforme está escrito no material de divulgação do Hemonúcleo de Piracicaba. Homens podem doar até quatro vezes por ano, respeitando um intervalo de 60 dias; mulheres podem doar três vezes, respeitando o mínimo de 90 dias, e pessoas de 60 a 69, podem doar duas vezes por ano, respeitando o intervalo de 180 dias.

O sangue doado, conforme material de divulgação do Ministério da Saúde, tem os componentes separados (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), podendo assim beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Eles são utilizados para atendimentos de urgência, a realização de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças crônicas, tais como doença falciforme e talassemia, e doenças oncológicas variadas que necessitam de transfusão frequentemente.

Algumas ocorrências não permitem a doação. Estas ocorrências podem vetar a doação por dias, meses, anos ou totalmente. Para saber os impedimentos e seus tempos, acesse: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/quem_nao_pode_doar

 

 

Fonte: CCS

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





2 + 1

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





2 + 1

Logo comemorativo Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet