Prefeitura do Município de Piracicaba
Piracicaba, 23 de Julho de 2014

Aquário Municipal abre as portas e recebe os primeiros visitantes

Data: 18/09/2012

Autor: Alex Calmon - Mtb 47.531 // Foto: Justino Lucente

 

Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (18), o Aquário Municipal, à margem do rio Piracicaba, numa área suspensa que proporciona uma vista privilegiada do “Lugar Onde o Peixe Para”. Em solenidade que contou com a presença do prefeito Barjas Negri, do presidente do Semae Vlamir Schiavuzzo, demais secretários, autoridades, representantes da comunidade e alunos do 4º ano da E.M. Ilda Francês Lombardi (Santa Fé), mais de 150 pessoas tiveram o privilégio de apreciar em primeira mão, uma obra de relevante valor turístico e ambiental. Marcando o final do evento, prefeito Barjas e o presidente do Semae, Vlamir, soltaram num dos lagos dois filhotes de pirarucu, um dos maiores peixes da América Latina.
 
“A criação do aquário faz parte da recuperação do Parque do Mirante, além de ser um trabalho de educação ambiental. A ideia é mostrar os peixes que habitam ou já habitaram os rios Piracicaba, Tietê, Corumbataí, a bacia Amazônica além de outras  espécies como as carpas”, afirmou Barjas Negri. “Este é mais um exemplo de espaço público que permaneceu fechado, desta vez por duas décadas, privando nossa população de estar mais próxima do nosso rio e sua queda d'água”, completou o prefeito.
 
Instalado num dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade, o aquário tem mais de 80 espécies de peixes, reunindo cerca de 3 mil exemplares. O espaço conta com três aquários, cada um com capacidade de 2.400 litros e medindo 3 metros de comprimento por 1 metro e 80 centímetros de altura.  Eles estão divididos em: Pequenos do Nosso Rio Piracicaba; Pequenos da Amazônia e Exóticos do Mundo Todo.
 
A variedade das espécies e ecossistemas também se destaca em três lagos ornamentais. No Gigantes do Brasil e Gigantes do Nosso Rio estão peixes brasileiros como tucunaré, pacu, pirarucu, pintado, dourado e pirambóia. Já no Lago das Carpas estão mais de 50 delas, dando um colorido especial ao belo cenário. Um dos lagos foi projetado para permitir ao visitante tocar os peixes.
Segundo Vlamir Schiavuzzo, presidente do Semae, o Aquário Municipal tem por  objetivo auxiliar na educação ambiental, proporcionando conhecimento e ampliação de consciência sobre a importância da preservação dos rios, particularmente o Piracicaba e Corumbataí. Também oferece à população a oportunidade de conhecer a riqueza da fauna que há em nossas águas. “Piracicaba ganha mais um ponto de turismo e lazer para as famílias e turistas. Um lugar que reserva momentos de descontração e bem estar a todos”, enfatiza.
 
O Semae fará a manutenção do Aquário Municipal, numa integração com o Núcleo de Educação Ambiental, que fica no piso acima e é coordenado pela Sedema.
 
Acessibilidade
Do piso tátil às placas com identificação dos peixes em braille, além das rampas, todo o Aquário foi projetado para garantir a acessibilidade às pessoas com necessidades especiais. O local conta, ainda, com sala de biologia e cafeteria, que tem toda sua renda revertida em prol da Avistar, onde os visitantes podem apreciar o belo por do sol de Piracicaba. 
 
Serviço
O Aquário fica na avenida Dr. Maurice Allain, s/nº, no Parque do Mirante. Permanece aberto para visitação de terça a domingo, das 9 às 19h.
​Telefone: 3421-1566
Enviar por e-mail
Imprimir
Corrigir
Compartilhar:
Enviar e-mail para amigo
X
(endereço de e-mail)
(endereço de
(opcional)
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da página será enviado automaticamente