Piracicaba

.: Governo do Estado repassa área da APTA para Prefeitura de Piracicaba

Data: 21/05/2018

Autor: João J. Souza/Fotos: Justino Lucente

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Decreto nº 61.176/2015, autorizou a Fazenda do Estado a permitir o uso pela Prefeitura de Piracicaba, a título precário e gratuito, por 20 anos, do terreno do Polo Regional da APTA (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio-Piracicaba).

Com área total de 2,5 milhões de metros quadrados, localizado na Rodovia SP-127, km 30, no bairro Vila Fátima, o imóvel é administrado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Uma das áreas, com 45 mil metros quadrados, será destinada ao “Disk Animais”, da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e outra parte será destinada a eventos.

O Disk Animais é um serviço prestado, há vários anos, pela Prefeitura de Piracicaba. O objetivo é recolher, manter em condições e destinar adequadamente animais de grande porte (equinos e bovinos) abandonados ou submetidos a maus tratos. A execução da atividade fica a cargo do Pelotão Ambiental, que integra o setor de Fiscalização da Sedema. Somente em 2017, foram realizadas 20 apreensões de animais em vias públicas sendo que deste total, 13 animais foram liberados.

O serviço, que já funcionou no antigo Matadouro e numa área atrás do Shopping, está há 15 anos – de maneira informal - no Polo Regional da APTA Piracicaba. Através do Termo de Permissão de Uso, que já está tramitando na Procuradoria do Estado, o processo será concluído.

Segundo o secretário de Defesa do Meio Ambiente, Jose Otavio Menten, “esta medida trará segurança jurídica para que a Prefeitura de Piracicaba, através da Sedema, possa investir no local, estabelecendo melhorias para melhor eficiência do Disk Animais”.

O vice-prefeito, secretário de Governo e do Desenvolvimento Econômico, José Antonio de Godoy, explica que a cessão da área para o município foi solicitada em 2010. O objetivo é que o município tenha espaço para exposições e eventos na cidade.

 Uma das áreas, com 45 mil metros quadrados, será destinada ao “Disk Animais” da Sedema

APTA - A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tem a missão de coordenar e gerenciar as atividades de ciência e tecnologia voltadas para o agronegócio. Sua estrutura compreende o Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e Instituto de Zootecnia (IZ), além dos 14 Polos Regionais distribuídos estrategicamente no Estado de São Paulo e do Departamento de Gestão Estratégica (DGE).

As unidades de pesquisa da APTA atendem à demanda tecnológica das diversas cadeias de produção do agronegócio, utilizando seu potencial de geração e transferência de conhecimento em uma visão de desenvolvimento sustentado, com foco na inovação com responsabilidade social e ambiental. Para isso, está respaldada pela capacitação profissional de seus pesquisadores e técnicos.

Por meio de suas atividades de pesquisa e produção de bens e serviços, a APTA contribui para o desenvolvimento regional, inovação científica e tecnológica e fortalecimento da economia baseada no agronegócio.

Cessão da área para o município foi solicitada em 2010

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





7 + 3

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





7 + 3

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2018 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet