Piracicaba

.: Horto de Tupi recebe amanhã, 09/06, o 5º encontro do Programa EducaTrilha

Data: 08/06/2022

Como parte da programação da Simapira 2022 (Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba), a Prefeitura, por meio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), realiza nesta quinta-feira, 09/06, das 8h às 11h, o quinto encontro do EducaTrilha na Escola na Estação Experimental de Tupi.

A ação, coordenada pela pasta em parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Fundação Florestal (FF) eLaboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/Esalq), é destinada a professores das redes municipal, estadual e particular do município.

Programa EducaTrilha na Escola é destinado a professores de todas as redes de ensino do município

O evento ainda conta com patrocínio da OJI Papéis e apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, da Esalq (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE e Programa Ponte), do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e da OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro.

“O propósito do EducaTrilha na Escola é fomentar processos de educação ambiental e cultural nas escolas, incluindo visitas ao Horto. Para isso, nós oferecemos encontros formativos e de tutoria aos professores, que desenvolvem os projetos nas escolas. No final do ano, os professores das escolas vencedoras ganham uma viagem para uma área protegida escolhida por eles. Assim, todo o processo é educador”, conta Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do IPA.

Maria Luísa destaca ainda que no último encontro, realizado no mês passado, os professores realizaram um diagnóstico socioambiental da escola e do entorno, elencando os seus sonhos e os problemas socioambientais da sua localidade; nesse contexto, cada escola apresentou o tema que pretende trabalhar neste ano. “Nós, da organização, percebemos que todas as escolas escolheram trabalhar com agroecologia, tecnologias sociais e/ou resíduos sólidos. Dessa forma, no quinto encontro vamos aprofundar esses temas”, disse.

O evento será realizado em duas partes: a primeira será conduzida por Giulia Nunes de Aguiar Souto, estudante de Ciências Biológicas da Esalq/USP, que desenvolve o projeto de iniciação científica “Análise do impacto da atuação da Estação Experimental de Tupi junto ao público escolar e o papel da agroecologia e das tecnologias sociais como potencializadoras desses processos educativos”.

Na segunda parte do encontro, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema conduzirá uma “gincana do lixo”, com a montagem de um quebra-cabeça sobre o tema.

Agroecologia, tecnologias sociais e resíduos sólidos serão os temas discutidos nesta edição do EducaTrilha na Escola

CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – O GMEA realiza também nesta quinta, 09/06, a terceira edição do curso Educação Ambiental e Resíduos Sólidos. O evento é oferecido em parceria com o projeto Vivências em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos, do Serviço de Gestão Ambiental da Prefeitura do Campus “Luiz de Queiroz”/ Programa USP Recicla.

O curso será realizado em dois encontros: o primeiro, amanhã, das 16h às 18 horas, abordando conceitos e problemáticas socioambientais sobre resíduos. O segundo será no dia 15/06, das 16h às 18h, com o objetivo de compartilhar experiências entre os participantes sobre a temática do curso.

Todos os encontros serão online e têm vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link: g2g.to/E-Nb.

Além do curso, o GMEA em parceria com a Sedema, realiza o Encontro Formativo sobre Educação Ambiental e Resíduos Sólidos, voltado apenas para professores. Amanhã, duas edições serão realizadas, nas escolas estaduais Prof. Jethro Vaz de Toledo e Prof. Manassés Ephrain Pereira.

A programação completa da Simapira pode ser acessada no site: https://sedema.wixsite.com/sedema/semana.

SERVIÇO – Curso Educação Ambiental e Resíduos Sólidos, 09/06 e 15/06, das 16h às 18h. Vagas limitadas. Inscrições no link: g2g.to/E-Nb.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet