Piracicaba

.: Hospital Regional lança campanha 'Você não está sozinho'

Data: 14/04/2020

Autor: Texto e foto: Assessoria Hospital Regional

Devido a atual situação mundial ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a comissão de humanização do Hospital Regional de Piracicaba “Dra. Zilda Arns” (HRP), criou a campanha “Você Não Está Sozinho”. O objetivo é que os pacientes recebem cartas de seus familiares, mensagens de carinho no momento das refeições e desenhos dos filhos dos colaboradores.

A proposta surgiu da necessidade de trazer mais conforto aos pacientes internados que não podem receber visitas e nem ter acompanhante por conta da pandemia. “Além de trazer conforto para o paciente, nosso objetivo é motivá-lo a ter uma boa recuperação, sabendo que tem alguém esperando por ele em casa. Nós queremos enfatizar também aos colaboradores, de como o trabalho deles é importante no processo de melhora dos enfermos”, comenta Lenara Barbieri, presidente da comissão.

Diante de um cenário de isolamento, pacientes estão reaprendendo a conviver consigo mesmo e a proposta tem um grande impacto, principalmente no paciente que se encontra com a saúde vulnerável. “Todo mundo está focando no problema, nós estamos vendo o quanto o mundo está preocupado e mobilizado, mas a gente acaba esquecendo da questão humana, dos sentimentos, tudo mudou, as pessoas não podem mais se abraçar”, salienta Jacqueline Bertolini, que também compõe a comissão.

Jaqueline, que atua como Assistente Administrativo, esclarece que o afeto se transformou frente a pandemia e nesse caso, a tecnologia é uma forte aliada. “Evidentemente, é uma forma de demonstrar carinho sem ter o contato físico, já que as cartas mexem com o emocional da pessoa e essa é a intenção”, disse.

Os desenhos com o tema da campanha são feitos pelas crianças das famílias dos colaboradores do HRP. A intenção de envolver a juventude nessa ação é de conscientizá-los através da brincadeira. “Queremos que essa atitude desperte empatia nas crianças, para que elas entendam o quão importante é se colocar no lugar do outro. Pensamos que nesse momento de isolamento os pais devem conversar com os filhos sobre a importância de ajudar o próximo e sobre o momento em que estamos vivendo”, explica Lenara.

Tanto as cartas quanto os desenhos são recebidos pela comissão, que faz uma triagem para saber se o paciente ainda está internado na unidade. Depois são escaneados, impressos e entregue às enfermeiras para levar até o paciente. “Os pacientes que recebem as cartas estão ficando comovidos, pude notar a reação deles ao receber, é emocionante. Para aqueles que estão debilitados, as enfermeiras leem e deixam a carta no leito para que saibam que está ali. Elas mesmas acabam se emocionando. Os desenhos que as crianças estão fazendo são lindos, os pacientes ficam surpresos ao receber e muito felizes quando veem, é gratificante”, conta Jacqueline.

A campanha envolve a todos, mas o principal é fazer com que o paciente se sinta bem dentro de um hospital e os detalhes fazem toda a diferença, como uma simples frase na sua refeição. Já os colaboradores, mesmo vendo toda situação, não deixam de sorrir e cuidar do próximo, por isso é importante valorizar o trabalho desses profissionais. “Se nos colocarmos no lugar do outro, é o que gostaríamos de receber. É maravilhoso tudo isso, até para nós, porque é muito bom você dar amor. É um sentimento de realização”, diz Jacqueline.

Como funciona a campanha – A comissão entrega um termo de responsabilidades aos familiares que acompanham o paciente quando serão internados. O termo de responsabilidade informa que os familiares não podem ir ao hospital e que o boletim médico será via telefone. Em seguida, são orientados para que enviem cartas escritas de próprio punho para o e-mail específico da instituição que fará os procedimentos definidos e em seguida entregue ao paciente no mesmo dia.

Regras - A carta precisa estar legível, feita a mão, conter o nome do paciente e de quem está enviando. O desenho deve seguir o tema da campanha “Você Não Está Sozinho”, com mensagens positivas e com o nome da criança.

Campanha foi desenvolvida pela comissão de humanização do Hospital Regional


 

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