1ª Grande Caminhada pela Paz e Não-Violência acontece em junho

Autor: Eliana Salgado Marconi – Mtb: 29.563

Com a previsão de reunir mais de 20 mil pessoas, será realizada em Piracicaba, no dia 4 de junho, às 16h, na Avenida 31 de Março, a 1ª Grande Caminhada Pela Paz e Não-Violência. O evento, realizado pelo MOVPAZ de Piracicaba, marca a comemoração do Dia Municipal da Paz, conforme Lei 5556/05 aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Barjas Negri no ano passado. A caminhada pela paz faz parte do Projeto Paz Pela Paz e Não-Violência, instituído de forma pioneira há dois anos nesta cidade e no estado de São Paulo.

 

Dentre a população que caminhará por uma das mais extensas avenidas da cidade, já confirmaram presença o prefeito Barjas Negri; Luiz Bassuma, deputado federal pela Bahia e presidente da frente parlamentar em defesa da vida; Márcia Porto, cantora baiana e sub-coordenadora nacional do Movimento; Robson Miguel, violonista internacional; Eliane Chagas, qualificada como uma das 10 melhores sopranos do mundo; Angelita Furtado, cantora piracicabana integrante do programa Fama da Rede Globo e outras personalidades.

 

O evento contará com trio elétrico personalizado de branco, banda profissional com músicas da MPB e letras que falam da vida, da natureza, do homem e da paz. Não existe qualquer tendência religiosa, política ou sindical no repertório, como também no espírito da caminhada, sendo um movimento da sociedade civil organizada. Também não se caracteriza como movimento de protesto, explica o professor Clóvis Souza Nunes, idealizador e coordenador nacional do Movimento, presente em 25 cidades de 10 estados do país.

 

A concentração da Grande Caminhada acontecerá no cruzamento das avenidas 31 de Março e Independência, próximo ao Teatro Municipal Dr. Losso Neto, seguindo pelas duas pistas da avenida, que terá todas as suas transversais interditadas. A saída do trio elétrico está prevista para às 17h, com a cantora Márcia Porto conduzindo os caminhantes. Por volta das 18h, o trio elétrico fará parada para promover um minuto de silêncio em respeito às vítimas da violência.

 

O silêncio da Paz será quebrado com a execução da Ave Maria de Bach-Gounod enquanto o sol ainda se esconde no horizonte. No final da avenida será armado palco com 17 metros, onde ocorrerá o Grande Show pela Paz, com renomados artistas da música popular brasileira. O encerramento da passeata será marcado pela música tema do Movimento Paz Pela Paz, com o cantor pernambucano Nando Cordel e todos os artistas presentes no palco e com a queima de fogos de artifício.

A coordenação do MOVPAZ, em parceria com a Secretaria de Educação e Delegacia de Ensino do Estado, promoverá ato de paz nas escolas das redes municipal, estadual e particular, no dia 02 de junho. Será feito em sala de aula, por todos os professores, a leitura da lei que instituiu o Dia Municipal da Paz em Piracicaba e convidando todos os alunos para se fazerem presentes, se possível acompanhados por seus familiares na Grande Caminhada Pela Paz.

A caminhada pela paz, que conta com o selo da Unesco, não é um acontecimento isolado, já que o Projeto Paz Pela Paz e Não Violência visa ações em favor da construção da cultura de paz na sociedade brasileira e mundial tendo como objetivos construir ações práticas e concretas para a implantação da paz, disseminar a prática de realização de caminhadas em outras cidades do Brasil e expandir, de forma organizada, o Movimento Paz Pela Paz e Não-Violência, em todo o país.

 

O Projeto Paz Pela Paz e Não-Violência surgiu em Feira de Santana, cidade com cerca de 600 mil habitantes, a segunda maior da Bahia, só perdendo em importância para a capital, Salvador, no ano de 1991.  

 

 

 

 

 

 

 

Imprimir