COMUNICADO 025 - 20 de março de 2020 - 12h30

Autor: CCS

Prefeitura oferece aos cidadãos serviços online ou via 156


Como forma de prevenção ao coronavírus (Covid-19) no município, e seguindo a recomendação das autoridades de saúde de evitar ao máximo o contato social nas próximas semanas, a Prefeitura de Piracicaba informa que vários de seus serviços - que rotineiramente são oferecidos ao cidadão - estão disponíveis via internet (no site http://www.piracicaba.sp.gov.br/) ou pelo telefone 156 (Serviço de Informação à População/SIP). O site do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) também oferece serviços online.
A Prefeitura comunica que uma boa parte de seus serviços podem ser solicitados por meio desses canais de atendimento à população, evitando assim riscos de contágio pelo coronavírus.
De maneira não-presencial - pela internet ou telefone - o cidadão pode solicitar uma série de documentos que incluem certidões, serviços ambientais, guias da IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), alvarás de funcionamento, Habite-se, taxas diversas e outros documentos sem ter que se deslocar à Prefeitura, outras secretarias e departamentos mantidos pela Administração.
A Prefeitura ressalta que, além do benefício da agilidade, os pedidos feitos por meio do portal da Prefeitura de Piracicaba, pelo SIP 156 ou no site do Semae vão ajudar a cidade no combate ao coronavírus, facilitar a vida do piracicabano e mantê-lo mais seguro.

Alguns dos serviços online disponíveis no site da Prefeitura de Piracicaba são:

* SIC (Serviço de Informações ao Cidadão)
* Informações sobre abertura, alterações e fechamento de empresa (Micro Empreendedor Individual, pessoa física e jurídica)
* Nota Fiscal de Serviço Eletrônico (NFS-e)
* Procedimentos para a regularização fundiária
* Alvará de funcionamento e encerramento de atividades
* Dívida ativa (certidões e simulação de parcelamento)
* Certidão de valor venal do imóvel
* Emissão de guias para pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), Imposto Rural, Habite-se, ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e taxas diversas
* Resultados de exames de saúde
* Informações sobre Procon (contato pelo telefone 151, das 8h30 às 16h30)
* Consulta, parcelamento, defesa, recursos e reembolsos de multas
* Consultas de cadastros de pessoa física e pessoa jurídica

Pelo telefone SIP 156 o cidadão pode acionar, entre outros, os serviços de:

* Cata Cacareco
* Corte de mato em áreas de responsabilidade da Prefeitura
* Fiscalização
* Tapa Buracos
* Denúncias
* Poda de árvores
* Coleta de lixo domiciliar
* Solicitação de mudas e outros
* Outros

No site do Serviço Municipal de Água e Esgoto/Semae (http://www.semaepiracicaba.sp.gov.br/#) é possível:

* Requerer a revisão do consumo
* Solicitar segunda via de fatura
* Consultar protocolos de atendimento
* Acessar atendimento via chat
* Obter informações sobre limpeza de caixas d'água, vazamentos e outras

 

 

Imprimir