Concerto reúne obras de compositores românticos neste sábado

Autor: texto- Assessoria de Imprensa OSP

Três compositores do período romântico musical estarão em evidência no concerto de 11 de junho da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba): o brasileiro Carlos Gomes, o tcheco Antonín Dvo?ák e o alemão Johannes Brahms. As apresentações serão às 16h e 19h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, sob regência do maestro ítalo-brasileiro Guilherme Mannis, diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Sergipe. A entrada é gratuita.

Guilherme Mannis - Foto Divulgação

A realização é do Ministério do Turismo, com o patrocínio ouro do Atacadão, patrocínio prata da Caterpillar e Hyundai e o patrocínio bronze da CNH Industrial, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A retirada dos ingressos começa na quarta-feira (8), pela plataforma megabilheteria.com. As apresentações são em prol do Fundo Social de Solidariedade e solicita-se, na entrada do espetáculo, a doação de 1 litro de leite.

PROGRAMA – A abertura da ópera "Fosca", de 1873, será a primeira peça do programa. Ela conta a história de amor não correspondido da pirata Fosca pelo capitão veneziano Paolo. É de autoria do campineiro Carlos Gomes, o mais importante compositor de ópera brasileiro e que obteve carreira de destaque na Europa, sendo o segundo nome mais encenado no Teatro Alla Scala de Milão, atrás apenas de Giuseppe Verdi.

Concerto tem entrada gratuita - Foto Rodrigo Alves

Também da era romântica musical, a OSP interpreta uma das mais conhecidas peças do compositor tcheco Antonín Dvo?ák: as "Danças eslavas nºs 1, 7 e 8, Op. 46". Originalmente compostas para piano a quatro mãos, em 1878, elas foram inspiradas nas Danças Húngaras, de Johannes Brahms, e em danças típicas checas, conhecidas como furiant, susedska e skona.

De Johannes Brahms, a OSP traz a "Sinfonia nº 2 em Ré maior, Op. 73", obra em quatro movimentos criada durante as férias de verão do compositor, em 1877, às margens de um lago austríaco. É considerada uma das obras maduras mais alegres de Brahms, embora o compositor, em referência depreciativa à própria criação, tenha declarado ser apenas "uma pequena sinfonia".

REGÊNCIA – Premiado em diversos concursos, o paulistano Guilherme Mannis está desde 2006 nas funções de diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe. A comunidade nacional lhe considera o maestro responsável pela inserção desta orquestra no cenário artístico brasileiro.

Atuou, como regente convidado, em concertos com a World Youth Orchestra e com as orquestras de Roma e Bari (Itália), Guanajuato e Monterrey (México), Toronto (Canadá) e Rosário (Argentina). No Brasil, regeu as orquestras sinfônicas da Petrobrás e do Teatro Nacional de Brasília, Bahia, Paraná e Ribeirão Preto, além das filarmônicas do Amazonas e Espírito Santo, da Sinfônica do Teatro São Pedro, da Experimental de Repertório e da Sinfônica Heliópolis.

Mannis é bacharel, mestre e doutor em Música pelo Instituto de Artes da Unesp. Tem como principal mentor o maestro Isaac Karabtchevsky, do qual foi aluno em diversos cursos na Itália, e também teve a orientação de Kurt Masur (Campos do Jordão) e Jorma Panula (Instrumenta Verano, México). É professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe.

APOIO – São apoiadores da Temporada 2022 da OSP a Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), além da Mega Bilheteria, Empem, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan Piracicaba, Rádio Pop e Parlare Marketing Cultural.

PATROCÍNIO OURO – Maior atacadista brasileiro em número de lojas, o Atacadão está presente em mais de 170 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 59 anos e cerca de 62 mil colaboradores, a empresa tem cerca de 250 unidades de autosserviço e mais de 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado.

SERVIÇO – Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 11, às 16h e 19h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Informações: osp.org.br.

 

Imprimir