Estudo sobre o Jardim Botânico de Piracicaba integra guia sobre plantas da Mata Atlântica

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes sedia nesta sexta-feira, 24/06, a partir das 19h30, o lançamento do livro Guia das Plantas da Mata Atlântica – Floresta Estacional. A entrada no evento, organizado pelo IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), é gratuita. O livro tem 360 páginas, é ilustrado e contém estudo de planejamento da composição florística do Jardim Botânico de Piracicaba, o qual possui como missão a conservação da flora das florestas estacionais.


Vinícius Castro Souza é um dos autores do livro

A obra, que foi impressa pela Editora LPE, é um trabalho conjunto dos estudiosos Vinicius Castro Souza, Cássio Patrocínio Toledo, Daniela Sampaio, Narcísio Costa Bígio, Gabriel Dalla Colletta, Natalia Macedo Ivanauskas e Thiago Bevilacqua Flores. Nela, o Jardim Botânico de Piracicaba é descrito em toda sua formação, desde seu diagnóstico de paisagem, zoneamento de área e florística, como base para implantação de espécies, canteiros e maciço.

Segundo Vinícius Castro Souza, que é professor da USP (Universidade de São Paulo) e foi diretor da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o livro cataloga as plantas das Florestas Estacionais existentes na Mata Atlântica. “Ele é destinado aos botânicos e profissionais da área ambiental e àqueles interessados pela flora brasileira, apresentando mais de 1.000 fotografias de plantas, além de conteúdo que auxilia no reconhecimento das espécies e na caracterização das florestas estacionais do Brasil”, explicou.


Jardim Botânico de Piracicaba possui missão de conservar a flora das florestas estacionais

Ainda conforme o autor, na Mata Atlântica, com ênfase à situada na porção interiorana, ocorre a Floresta Estacional, a qual apresenta comportamento peculiar no período seco ou mais frio, quando a maior parte das árvores perde as folhas, voltando a recuperá-las no início das chuvas. Esse fenômeno pode ser observado principalmente nas maiores árvores desta floresta, como os angicos, jequitibás, perobas, paineiras e jacarandás.

SERVIÇO - Lançamento do livro Guia das Plantas da Mata Atlântica – Floresta Estacional. Sexta-feira (24/06), às 19h30, no Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641, Centro). Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3422-3069.

Imprimir