Guarda Civil intensifica Ronda Escolar

Autor: Mirian Bortolotti – MTB – 22.362 e foto de Justino Lucente

Mesmo antes do retorno das aulas dos alunos da rede municipal e da estadual, que acontece na próxima segunda-feira (13), parte do efetivo do Pelotão Escolar já está atuando com a circulação das viaturas nas áreas escolares de vários setores da cidade.

De acordo com o comandante da Guarda Civil do Município, Silas Romualdo, a Ronda Escolar este ano, além das cinco viaturas (incluindo a do comandante do Pelotão), teve o número de motos duplicado, ou seja, de duas passou para quatro além do acréscimo de cerca de 20% do efetivo deste setor, que passou de 16 para 18 guardas, podendo, ainda neste ano, elevar este número a 20.

O comandante destacou que o trabalho do Grupamento de Proteção Escolar (GPE) é desenvolvido de segunda a sexta-feira, no período diurno (das 6h às 18h) e que prioriza as escolas municipais, sendo que as rondas também são feitas na rede estadual e particular do município.

O efetivo do Pelotão é dividido em quatro setores da cidade: Paulicéia (setor 1), que dá acesso até Anhumas; Santa Terezinha/Vila Rezende (2), que compreende até Ártemis; Piracicamirim (3) e o Centro (4) . Segundo ele, no setor onde existe menor número de escolas, uma viatura atende. Já nos setores com maior número de escolas, além da atuação da viatura, a ronda é complementada com moto.

Conforme o comandante do GPE, Narzi Alves Novaes, o patrulhamento tem finalidade preventiva com o intuito de coibir qualquer ação infracionária de crianças e principalmente adolescentes. As rondas são centradas nos horários de entrada, saída e intervalos.

Entre as ações do GPE está incluído o trabalho educativo com a realização de palestras dirigidas aos alunos ou pais, solicitadas pela direção das escolas.

 

Imprimir