Inscrições para o 49º Salão Internacional de Humor terminam no dia 18/06

Autor: Sabrina Franzol

As inscrições para a 49ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba terminam em nove dias. Interessados em participar do concurso consolidado como uma das vitrines de artes gráficas mais antigas e ininterruptas do mundo têm até dia 18/06 para inscrever trabalhos. O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site salaointernacionaldehumor.com.br, onde também pode ser visitada a exposição virtual 50 Anos 50 Mãos, com releituras do logotipo do Salão. O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

Obra de Marigrazia Quaranta (Gió) enviada para a categoria E-commerce do Salão de Humor 2022

Artistas profissionais e amadores, a partir dos 16 anos de idade, podem inscrever trabalhos autorais que não foram premiados em outros eventos gráficos até a data de encerramento das inscrições. Tema e técnica são livres. Cada artista pode inscrever no máximo três obras por categoria, que são cartum, charge, caricatura, tiras/HQ, Saúde Unimed (para trabalhos que abordem o tema saúde) e temático E-commerce. O envio das obras pode ser por Correios, pela Internet ou, ainda, entregue pessoalmente no Cedhu, situado na avenida Maurice Allain, 454, no Parque do Engenho Central.

De acordo com o diretor do Salão, Junior Kadeshi, até a tarde da última quarta-feira (8/06) foram inscritos 600 trabalhos, de 107 artistas de 28 países. “Com a experiência que temos dos outros anos, é normal muitos artistas deixarem para mandar trabalhos nos últimos dias de inscrição, porque esperam algum acontecimento de grande repercussão, envolvendo personalidades ou uma situação política, que pode ter força na decisão dos jurados”, comentou, acrescentando que nesta edição estará de volta o evento presencial, após a interrupção por dois anos devido à pandemia da Covid-19, incluindo cerimônia de abertura, mostras oficial e paralelas, bem como a Caminhada com Humor e o Salãozinho de Humor.

Caricatura feita por Nasrin Sheykhi também integra compilado de trabalhos inscritos

PREMIAÇÃO - A premiação total do Salão de Humor é do valor de R$ 55 mil, distribuídos pelas categorias. A abertura oficial da mostra, com anúncio dos trabalhos vencedores, está prevista para o dia 27/08, com cerimônia no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central. Após a cerimônia, a exposição será aberta ao público, para visitação gratuita, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central e também no formato virtual.

SALÃOZINHO – Continuam abertas, até dia 10/07, as inscrições para o 20º Salãozinho de Humor, direcionadas para pessoas entre 7 e 14 anos de idade. São duas modalidades: desenhos e objetos tridimensionais (esculturas). Regulamento e ficha de inscrição também estão no site do Salão.

SERVIÇO - 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Regulamento completo e inscrições em salaointernacionaldehumor.com.br.

Imprimir